5 de março de 2021

Ajufe e IMM realizam quase 5 mil cursos para detentos em 2020

Divulgação

A cada 12h de curso, o detento recebe um dia de remição de pena.

O projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”, uma parceria entre a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e o Instituto Mundo Melhor, rendeu bons resultados em 2020, contabilizando 4.713 cursos online realizados pelos detentos do sistema prisional. Essa iniciativa prevê a destinação de valores de contas de prestação pecuniária para a aquisição de diversos materiais, visando a instalação de salas virtuais de aprendizagem em unidades penais em todo o Brasil.

No ano passado, o destaque foi o Projeto Rumo Certo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, que obteve mais de 2 mil cursos realizados. O Paraná trouxe bons índices para o projeto, somente a Penitenciária Central do Estado/ Unidade de Progressão de Piraquara recebeu mais de 1.328 capacitações, enquanto a Penitenciária Estadual de Guarapuava/ Unidade de Progressão contabilizou 118 cursos. Os estados de Santa Catarina e Pernambuco também tiveram êxito, com o Presídio Masculino de Canhanduba/Itajaí totalizando 1.188 cursos e a Penitenciária Agroindustrial São João/ Ilha de Itamaracá (PE) finalizando com 52 cursos realizados.

Além de contribuir diretamente para a reinserção dos apenados na sociedade, um dos diferenciais do projeto é o fato dos cursos concluídos serem utilizados na remição de pena. O juiz federal e responsável pelo projeto, Rafael Wolff, destaca que o impacto da parceira é inestimável. “Estamos muito satisfeitos em ver esses resultados, pois eles demonstram que o projeto tem um retorno social gigantesco”, enfatiza.

Segundo o juiz da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antônio César Bochenek, a parceria entre a Ajufe e o IMM apresenta resultados relevantes, especialmente, pela dimensão nacional do projeto, que está presente em vários estados. “O principal objetivo dessa iniciativa é preparar as pessoas para novos desafios numa sociedade em constante transformação, portanto os números dos cursos realizados são significativos e revelam o avanço das iniciativas para outros setores”, salienta.

Desde o início do projeto, em 2017, já foram emitidos 10.865 certificados nas oito unidades existentes, o que equivale a um total de 54.325 horas, ou seja, 4.527 dias passíveis de remição de pena, de acordo com o critério da Vara de Execuções Penais. “O sucesso do projeto está diretamente ligado aos nossos parceiros que acreditam em nosso trabalho, pois sem eles não obteríamos o nível de excelência e não conseguiríamos transformar a realidade de muitas pessoas, ainda mais neste momento de dificuldades sanitárias que enfrentamos”, conclui a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos