André Jonsson - Blog do Johnny
São trabalhadores de todas as idades, classes sociais e de diferentes profissões que sonham com uma oportunidade de se recolocar ou ingressar no mercado de trabalho.
O órgão, que se destaca por oferecer também os serviços de orientação para elaboração de currículos e confecção das Carteiras de Identidade e Trabalho, registrou mais de 190 mil atendimentos em 2018.
Rafaela Czelusniak
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, mostraram que o número de desempregados no país ultrapassa 13 milhões. Em Ponta Grossa, a Agência do Trabalhador estima que de 15 a 20 mil pessoas estejam nesta situação. Em entrevista ao BLOG DO JOHNNY, o diretor da Agência, John Elvis Ribas Ramalho1, contou que, em média, de 230 a 400 pessoas procuram o órgão diariamente em busca de uma vaga de emprego. São trabalhadores de todas as idades, classes sociais e de diferentes profissões que sonham com uma oportunidade de se recolocar ou ingressar no mercado de trabalho. O BLOG DO JOHNNY ouviu algumas dessas histórias.
Aos 56 anos de idade, Sebastião Meret2, que viveu a maior parte de sua vida trabalhando como pedreiro, está há dois anos em busca de um emprego registrado. Ele contou que é casado e possui cinco filhos. Morador do Núcleo Pitangui, quer garantir estabilidade e um futuro melhor. “Preciso de um trabalho para sustentar minha família e a casa, senão não podemos nem pagar a parcela da nossa moradia”, lamentou o pedreiro desempregado.
Desempregada há oito meses, Marília Amancio3 trabalhava como auxiliar em uma loja que fechou as portas. Com 53 anos e mãe de três filhos, decidiu começar a faculdade de Pedagogia em busca de um futuro melhor e da realização de um sonho. “Estou estudando, mas quero trabalhar também. Preciso trabalhar para terminar meu curso”, contou a futura pedagoga.
Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, intermediação de mão de obra e entrada nos processos de seguro desemprego, a Agência do Trabalhador se destaca por oferecer outros serviços: emissão da Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade; orientação, confecção e impressão de currículos; estrutura própria para entrevistas coletivas e individuais; entre outros.
O jovem Luiz Fernando dos Santos4 de 22 anos é casado e tem uma filha de dois anos. Ele atuava como montador industrial e contou que está procurando uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho há um ano. “Tenho família, pago aluguel, estou correndo atrás do tempo perdido. O que vir, aparecer, estou precisando. Está muito difícil conseguir emprego hoje em dia”, disse.
Luiz Fernando recebeu o atendimento da Agência e, pela primeira vez desde que ficou desempregado, foi encaminhado para uma entrevista. Ele concorre a uma vaga de limpador de janelas. “Me atenderam muito bem. Perguntei sobre as vagas e essa se encaixou no meu perfil”, contou o jovem. “Fazia um ano que eu não conseguia nada e hoje eu vim e consegui. Estou confiante porque acho que vai dar tudo certo. Vamos ver o que Deus prepara agora para nós”, completou.
Todas os serviços prestados pelo órgão são gratuitos. No ano passado, mais de 190 mil atendimentos foram realizados. “Fazemos uma média de 40 a 50 identidades por dia. Currículos são em torno de 30 confeccionados diariamente, sendo entregues dez por pessoa, que somam cerca de trezentas impressões por dia”, disse Ramalho, contando que a ideia de oferecer diferentes serviços na sede do órgão surgiu através do Projeto Agência da Cidadania, que leva as atividades para os bairros e conta com uma significativa participação dos moradores.
Ana Carolina Nunes5, que buscou a instituição para fazer a Carteira de Identidade, acredita que a inclusão desse serviço dentro da Agência colabora para a comunidade, visto que antes era realizado apenas em um local na cidade. “É um documento imprescindível e agora está mais fácil para fazer”.
Ramalho assumiu a direção da Agência em julho de 2016 e ressaltou que, desde então, está trabalhando para melhorar cada vez mais os atendimentos prestados. “Senti um desenvolvimento significativo no quesito colocações no mercado de trabalho. O aproveitamento de vagas melhorou em torno de 80% ou até mais dependendo do mês. Colocávamos 80, 100, 200 pessoas no máximo e agora a gente coloca de 450 a 500 em um único mês”, destacou.
Para Tatiane de França6, que foi encaminhada à um processo seletivo para o cargo de promotora de vendas, o auxílio prestado pela Agência do Trabalhador é muito importante para a população. “O serviço da Agência contribui bastante e é muito importante, ainda mais com o mercado de trabalho que está difícil”, afirmou.
EMPRESAS – A Agência do Trabalhador também oferece serviços para as empresas, que podem fazer os processos de recrutamento de forma gratuita através do órgão. “Estamos fazendo quase o mesmo serviço de uma agencia particular. Temos sala de entrevista coletiva e individual, temos uma boa estrutura para atender empreendedores e candidatos aqui”, destacou o diretor, lembrando que órgão também conta com o apoio dos veículos de comunicação para a divulgação das vagas.
SINE FÁCIL – A Agência do Trabalhador integra o aplicativo Sine Fácil, que auxilia nos processos para quem busca uma oportunidade de emprego. Na plataforma, disponível para os sistemas Android e IOS, os candidatos podem consultar as vagas abertas de acordo com o perfil profissional. “É bem simples. Você vem uma vez na agencia, faz o cadastro, tira um QR-CODE e baixa no celular. Baixando no celular você vai ter como se fosse a sua carteira digital”, explica Ramalho. “O usuário reserva a vaga desejada através do aplicativo, não precisando vir na Agência às cinco horas da manhã, por exemplo”, completou.
A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa está localizada na rua Dr. Penteado de Almeida, 240, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h.