9 de abril de 2019

Agência do Trabalhador auxilia diariamente de 230 a 400 pessoas que buscam oportunidade de emprego

André Jonsson - Blog do Johnny

São trabalhadores de todas as idades, classes sociais e de diferentes profissões que sonham com uma oportunidade de se recolocar ou ingressar no mercado de trabalho.

O órgão, que se destaca por oferecer também os serviços de orientação para elaboração de currículos e confecção das Carteiras de Identidade e Trabalho, registrou mais de 190 mil atendimentos em 2018.

Rafaela Czelusniak

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, mostraram que o número de desempregados no país ultrapassa 13 milhões. Em Ponta Grossa, a Agência do Trabalhador estima que de 15 a 20 mil pessoas estejam nesta situação. Em entrevista ao BLOG DO JOHNNY, o diretor da Agência, John Elvis Ribas Ramalho1, contou que, em média, de 230 a 400 pessoas procuram o órgão diariamente em busca de uma vaga de emprego. São trabalhadores de todas as idades, classes sociais e de diferentes profissões que sonham com uma oportunidade de se recolocar ou ingressar no mercado de trabalho. O BLOG DO JOHNNY ouviu algumas dessas histórias.

Aos 56 anos de idade, Sebastião Meret2, que viveu a maior parte de sua vida trabalhando como pedreiro, está há dois anos em busca de um emprego registrado. Ele contou que é casado e possui cinco filhos. Morador do Núcleo Pitangui, quer garantir estabilidade e um futuro melhor. “Preciso de um trabalho para sustentar minha família e a casa, senão não podemos nem pagar a parcela da nossa moradia”, lamentou o pedreiro desempregado.

Desempregada há oito meses, Marília Amancio3 trabalhava como auxiliar em uma loja que fechou as portas. Com 53 anos e mãe de três filhos, decidiu começar a faculdade de Pedagogia em busca de um futuro melhor e da realização de um sonho. “Estou estudando, mas quero trabalhar também. Preciso trabalhar para terminar meu curso”, contou a futura pedagoga.

Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, intermediação de mão de obra e entrada nos processos de seguro desemprego, a Agência do Trabalhador se destaca por oferecer outros serviços: emissão da Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade; orientação, confecção e impressão de currículos; estrutura própria para entrevistas coletivas e individuais; entre outros.

O jovem Luiz Fernando dos Santos4 de 22 anos é casado e tem uma filha de dois anos. Ele atuava como montador industrial e contou que está procurando uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho há um ano. “Tenho família, pago aluguel, estou correndo atrás do tempo perdido. O que vir, aparecer, estou precisando. Está muito difícil conseguir emprego hoje em dia”, disse.

Luiz Fernando recebeu o atendimento da Agência e, pela primeira vez desde que ficou desempregado, foi encaminhado para uma entrevista. Ele concorre a uma vaga de limpador de janelas. “Me atenderam muito bem. Perguntei sobre as vagas e essa se encaixou no meu perfil”, contou o jovem. “Fazia um ano que eu não conseguia nada e hoje eu vim e consegui. Estou confiante porque acho que vai dar tudo certo. Vamos ver o que Deus prepara agora para nós”, completou.

Todas os serviços prestados pelo órgão são gratuitos. No ano passado, mais de 190 mil atendimentos foram realizados. “Fazemos uma média de 40 a 50 identidades por dia. Currículos são em torno de 30 confeccionados diariamente, sendo entregues dez por pessoa, que somam cerca de trezentas impressões por dia”, disse Ramalho, contando que a ideia de oferecer diferentes serviços na sede do órgão surgiu através do Projeto Agência da Cidadania, que leva as atividades para os bairros e conta com uma significativa participação dos moradores.

Ana Carolina Nunes5, que buscou a instituição para fazer a Carteira de Identidade, acredita que a inclusão desse serviço dentro da Agência colabora para a comunidade, visto que antes era realizado apenas em um local na cidade. “É um documento imprescindível e agora está mais fácil para fazer”.

Ramalho assumiu a direção da Agência em julho de 2016 e ressaltou que, desde então, está trabalhando para melhorar cada vez mais os atendimentos prestados. “Senti um desenvolvimento significativo no quesito colocações no mercado de trabalho. O aproveitamento de vagas melhorou em torno de 80% ou até mais dependendo do mês. Colocávamos 80, 100, 200 pessoas no máximo e agora a gente coloca de 450 a 500 em um único mês”, destacou.

Para Tatiane de França6, que foi encaminhada à um processo seletivo para o cargo de promotora de vendas, o auxílio prestado pela Agência do Trabalhador é muito importante para a população. “O serviço da Agência contribui bastante e é muito importante, ainda mais com o mercado de trabalho que está difícil”, afirmou.

EMPRESAS – A Agência do Trabalhador também oferece serviços para as empresas, que podem fazer os processos de recrutamento de forma gratuita através do órgão. “Estamos fazendo quase o mesmo serviço de uma agencia particular. Temos sala de entrevista coletiva e individual, temos uma boa estrutura para atender empreendedores e candidatos aqui”, destacou o diretor, lembrando que órgão também conta com o apoio dos veículos de comunicação para a divulgação das vagas.

SINE FÁCIL – A Agência do Trabalhador integra o aplicativo Sine Fácil, que auxilia nos processos para quem busca uma oportunidade de emprego. Na plataforma, disponível para os sistemas Android e IOS, os candidatos podem consultar as vagas abertas de acordo com o perfil profissional. “É bem simples. Você vem uma vez na agencia, faz o cadastro, tira um QR-CODE e baixa no celular. Baixando no celular você vai ter como se fosse a sua carteira digital”, explica Ramalho. “O usuário reserva a vaga desejada através do aplicativo, não precisando vir na Agência às cinco horas da manhã, por exemplo”, completou.

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa está localizada na rua Dr. Penteado de Almeida, 240, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos