Agência do Trabalhador amplia parcerias em 22,5% e contribui para a geração de empregos
A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, ampliou expressivamente sua rede de parcerias com empresas locais em 2025, beneficiando os trabalhadores. O aumento no número de empresas foi de 22,5%, passando de 1 mil para 1.224 empregadores oferecendo novas vagas.
A expansão foi obtida graças ao trabalho ativo da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, por meio de um esforço de prospecção e visitas a empresas, conforme a secretária Faynara Merege. “Após a realização de um estudo técnico interno, com diagnóstico detalhado das lacunas operacionais e estratégicas existentes, foi definida uma nova rota de atuação, orientada por evidências e focada em maior eficiência, assertividade e entrega de resultados”, conta a secretária.
“Fizemos uma grande aproximação com diversas companhias, como nos setores de tecnologia, metalurgia e alimentação, visando ampliar a nossa base de oferta de empregos, apoiar as empresas e ampliar a empregabilidade dos nossos trabalhadores. Tudo isso foi fundamental para obtermos dados tão positivos”, conta Faynara.
A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) observa que, além de atuar para o desenvolvimento do município em todas as áreas, como na atração de grandes empresas, o resultado demonstra a pluralidade de ações da Prefeitura. “Esse crescimento na base empresarial demonstra que nossa cidade está atuando fortemente para a geração de empregos, e nós fazemos a nossa parte, colocando nossa Agência como principal articuladora entre a força de trabalho do município e o setor produtivo, ampliando as oportunidades de emprego formal para a população”, destaca a prefeita.
A expansão das parcerias junto ao mercado local e a maior prospecção de vagas foi fundamental para que Ponta Grossa quebrasse recordes de empregos em 2025: em outubro o município atingiu o maior número de pessoas com carteira assinada de sua história: 110.539, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Em pesquisa com empregadores, Agência do Trabalhador recebe elogios
A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, implementou um sistema de feedback que atestou a excelência do serviço prestado aos empregadores. A pesquisa de satisfação, realizada entre abril e dezembro de 2025, revelou grande aprovação: entre os empregadores que responderam a pesquisa, o serviço de Captação de Vagas obteve nota máxima (5), superando a meta de 90% de aprovação.
“A implantação desta pesquisa sistemática faz parte da nossa nova rota de atuação, orientada por evidências e focada na melhoria contínua. O resultado valida a qualidade do atendimento dos nossos servidores e a confiança que o setor produtivo deposita em nosso trabalho”, comemora a secretária Faynara Merege. Os empregadores elogiaram especialmente a cordialidade, o respeito, a clareza das informações e a agilidade, com o tempo de espera sendo qualificado como “muito rápido”.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o indicador reflete o compromisso da administração municipal com a excelência no serviço público. “Cada parceria fortalecida com o setor privado é um passo para gerar mais empregos. Este feedback positivo consolida a Agência como uma ponte eficiente e confiável entre as empresas que precisam de talentos e os trabalhadores que buscam oportunidade, contribuindo diretamente para o recorde de empregos formais que nossa cidade atingiu”, destacou.
MELHORIAS – Com o sistema de feedback adotado em 2025, a Agência espera aprimorar ainda mais o seu atendimento em 2026, fazendo da pesquisa uma ferramenta estratégica para ampliar o padrão de excelência e identificar oportunidades pontuais de melhoria. (Com informações da Assessoria)