Divulgação
Voos para Congonhas e Foz do Iguaçu devem voltar ainda no primeiro semestre de 2022.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), juntamente com a Companhia Azul Linhas Aéreas, retomou hoje, 21, os voos regulares para Campinas, interior de São Paulo. A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) chegou no primeiro voo comercial para a cidade após a suspensão ocasionada pela pandemia da Covid-19, em março de 2020.
Ela relata que o retorno dos voos é algo muito importante para a cidade, tanto para a prospecção de instalações de novas empresas na cidade, como também no fomento no turismo, como uma grande indústria. Ela conta que para o primeiro semestre de 2022 está previsto o retorno dos voos para Congonhas, em São Paulo, como também para Foz do Iguaçu, e já está sendo negociado o início dos voos para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando também para internacionalização do Aeroporto. Já temos a licença da Receita Federal e da Polícia Federal, restando a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), para então, pleitearmos a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, em breve apresentaremos o projeto que contemplará investimentos de R$ 35 milhões na estrutura do nosso aeroporto”, disse.
O secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, comenta que a conexão com Campinas é muito importante, por ser um hub com o restante do país e também destinos internacionais. Segundo ele, através do Programa Voe Paraná, a parceria com a Azul retoma voos no Município de Toledo e inicia em mais 10 destinos do Estado, de modo que projeta o Paraná como a maior malha da Azul Linhas Aéreas do Brasil. “Iniciamos 2022 com voos comerciais na cidade e o mais importante é que as pessoas prestigiem, para que Ponta Grossa possa continuar conectada com o mundo, através do nosso aeroporto”, disse Sandro.
Ronaldo Veras, assessor especial da Presidência da Azul Linhas Aéreas, agradeceu o Governo do Paraná e a Prefeitura de Ponta Grossa que não mediram esforços para este momento de retomada em um plano arrojado de aviação regional. “Em Ponta Grossa, começaremos com três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, até o mês de março e depois, a previsão é que sejam voos diários. Além disso, após alguns ajustes temos a possibilidade de contarmos com voos noturnos”, comenta o assessor.
O secretário municipal José Carlos Loureiro afirma que a volta do transporte aéreo na cidade confirma a retomada da economia, pós-pandemia, com todos os cuidados de segurança no combate a covid-19. “Trabalharemos para que o Aeroporto Sant’Ana continue sendo uma referência em nossa região, para que nossa população possa usufruir do transporte aéreo”, ressalta Loureiro.
Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia de Ponta Grossa e diretor de Turismo da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), comenta que o momento é de otimismo, pois hoje é o primeiro dia em que se conta com voos para Ponta Grossa, simultaneamente ao Parque de Vila Velha estar em funcionamento sob concessão da iniciativa privada. “Esta retomada é de extrema importância para o turismo da cidade. É um divisor de águas para o setor. Estamos muito animados com este recomeço”, comenta Wagner.
A partir de agora, os voos para Campinas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, com horários previstos para as 10 horas. Já os voos Campinas Ponta Grossa ocorrem nos mesmos dias, às 8h15. (Com assessoria)