Israel Kaé
Anúncio foi feito hoje pelo prefeito Marcelo Rangel e representantes do PGZ.
Rafaela Czelusniak
Em reunião realizada na manhã de hoje, 1º, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a instalação de um PAPI (Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação) no Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, também chamado de Aeroporto Sant’Ana (PGZ). Trata-se de um equipamento que oferece auxílio visual aos pilotos e proporciona maior segurança nos pousos das aeronaves.
O Município não teve custos com a aquisição do PAPI. A compra foi uma contrapartida da cessão de um espaço à Agrocete Indústria de Fertilizantes, que ficou responsável pela instalação do instrumento que custa cerca de R$ 300 mil. “Esse equipamento vai vir para ajudar ainda mais no pouso das aeronaves”, destaca o Superintendente do Aeroporto, Victor Hugo de Oliveira. “É uma conquista muito grande, é algo que todo mundo pedia no nosso aeroporto e a gente conseguiu através desta contrapartida”, completa.
De acordo com o Superintendente, neste mês serão licitadas novas áreas no modo de contrapartida. Entre elas está um hangar de 912 metros quadrados, onde antigamente ficava a Planair, destinada a implantação de uma oficina de helicóptero. A empresa que conquistar o direito ao uso do local deverá ficar responsável pela ampliação e reforma do pátio do PGZ.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, comemorou a conquista para o Aeroporto. “Eu fico muito feliz em ver aonde a gente está chegando. As pessoas não acreditavam e hoje a gente consegue ter parceiros que acreditam e investem mais de 300 mil reais”, declarou.
CERTIFICAÇÃO –Durante o evento, Victor Hugo anunciou que o Aeroporto Santana passou a ter a certificação definitiva da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), comprovando a segurança do PGZ. “Ponta Grossa é a primeira cidade do Brasil administrada por prefeitura a ter certificação definitiva. A certificação é baseada 100% em segurança”, disse.
Para o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), a certificação é um modo de reconhecimento dos investimentos realizados no PGZ. “Já temos a nossa EPTA [Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego], revitalizamos a nossa pista e temos buscado estruturar o nosso aeroporto da forma que melhor atenda os seus usuários. Sabemos que o Sant’Ana é um vetor de desenvolvimento e um atrativo para a nossa cidade, e temos que valorizar todos esses esforços empregados”, destaca o prefeito.
Também participaram da cerimônia o deputado federal Sandro Alex (PSD), secretários municipais, os vereadores Rudolf Polaco (PPS), Celso Cieslak (PRTB), Divo (PSC) e Rogério Mioduski (PPS); o representante da Agrocete, Guilherme Figueiredo, da Betel Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos, José Braz, além do presidente do Aeroclube, Alisson Margraf, diretores e colaboradores do Aeroporto Sant’Ana.