12 de agosto de 2020

Aeroporto Sant’Ana recebe autorização para operações com ‘voo por instrumentos’

Arquivo

Processo que altera o tipo de operações no aeródromo foi homologado no início deste mês. A operação com os equipamentos garante maior segurança durante a aterrissagem dos aviões.

No início do mês de agosto, foi concluído o processo que altera o tipo de operação VFR diurno/noturno para IFR no Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo – Ponta Grossa (SBPG)/PR. A homologação permite a atividade de aeronaves através de Instrument Flight Rules (IFR), popularmente chamado “voo por instrumentos”, na cabeceira 08 do aeródromo. A operação com os equipamentos garante maior segurança durante a aterrissagem dos aviões.

A certificação conclui o trabalho realizado no mês de dezembro de 2019, quando o Aeroporto Sant’Ana recebeu o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), aeronave que afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do país. Com a permissão definitiva de operações por instrumentos, os pilotos das aeronaves dependem menos nas condições climáticas e conseguem maior condição de furar as camadas para descer mais próximo da pista de aterrissagem, a partir das orientações dos centros de controle localizados em solo.

“Com a homologação do IFR na cabeceira 08, as aeronaves podem descer em condições adversas relacionadas à visibilidade, o que vai auxiliar muito os pilotos. É um processo que estávamos trabalhando bastante para que tivéssemos mais uma ferramenta que ajude, principalmente, na existência de nevoeiros na região. Trata-se de um grande passo que demos para ampliar as operações em nosso aeroporto”, explicou o superintendente do aeródromo, Victor Oliveira.

R$ 35 MILHÕESNo mês de julho, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) assinou o ofício formalizando pedido enviado para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para início do processo licitatório das obras de reestruturação e ampliação do novo Aeroporto Municipal Comandante Amilton Beraldo. O pedido foi enviado junto com a documentação que inclui o projeto executivo, o plano de trabalho, as licenças para o início da obra e o edital de licitação, cujo orçamento está estimado em R$ 35 milhões

A Prefeitura e a SAC trabalham para que o início do processo licitatório inicie em breve. De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, a expectativa para a readequação do aeroporto é grande. “Estão previstas melhorias no terminal de passageiros, ampliação do estacionamento de veículos, inclusão de taxiway, um espaço utilizado para o deslocamento em solo e para manobra de aeronaves, além de reformas no pátio e área de giro de aeronaves. Todo esse investimento vai garantir maior oferta de serviços para toda a população que já utiliza o local, prospectar mais voos, e consequentemente, mais passageiros que passarão a usar nosso aeroporto”, informou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos