Divulgação
Desde o início do ano, as equipes da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, têm trabalhado para diminuir os transtornos causados pelas chuvas. No último domingo, 21, o secretário Márcio Ferreira esteve visitando antigos pontos de alagamentos
“Nos últimos dias, a Defesa Civil de Ponta Grossa não recebeu nenhuma solicitação devido às chuvas”, comemora o coordenador da Defesa Civil do Município, Edson Witek. Diferente do início do ano, quando a população de alguns bairros de Ponta Grossa sofreu com alagamentos, no mês de maio tudo correu normalmente, ainda que o volume de águas tenha sido grande nos últimos dias.
Segundo Witek, essa situação é resultado das atividades preventivas desenvolvidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP). “A Defesa Civil identificou, através de levantamentos, quais eram os pontos críticos de alagamento do município. Repassamos os dados para a SMSP que efetuou um excelente trabalho na limpeza das áreas indicadas e desassoreamento/alargamento de arroios. Isso contribuiu para uma melhora em torno de 80% na situação que tínhamos anteriormente”, aponta.
De acordo com a SMSP, somente este ano, foram retiradas mais de 27 toneladas de lixo nas ações desenvolvidas pela pasta, além de 19 arroios revitalizados. Para o secretário Márcio Ferreira, “a limpeza nos arroios, aliada à colaboração dos cidadãos, que não tem descartado lixo em lugar impróprio, e a construção de galerias têm contribuído para diminuir os alagamentos em Ponta Grossa”.
Os cidadãos que necessitem dos serviços da Defesa Civil podem entrar em contato através do telefone 3901-1498 ou se dirigir à sede do órgão: Rua Franco Grilo, s/nº – Parque de Máquinas – Oficinas. (Com assessoria)