Divulgação
Palestrante abordou fatores que prejudicam vendas na cidade
O Núcleo ACIPG Mulher, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), realizou hoje pela manhã, palestra com Paulo Dias Fernandes, com o tema “As voltas que o dinheiro dá”. Cerca de 60 pessoas aprenderam a importância de gastar no próprio município, ao invés de compras em outra cidade ou pela internet.
Fernandes discorreu sobre a valorização do consumo local tanto pelo lado do consumidor, quanto pela perspectiva dos empresários. De acordo com ele, mesmo com as vantagens de preço das compras on-line, ou mesmo em outro município, gastar no município onde se vive e trabalha, multiplica os recursos em âmbito municipal e isso interfere na sociedade. “Busquei sensibilizar os participantes que consumir fora do município não prejudica apenas os empresários, mas também aumenta o desemprego, a criminalidade e diminuem os recursos públicos em impostos municipais, que também interfere na vida do cidadão”, explicou o palestrante, que ressaltou que quanto mais circulação de recursos em um município, maior são as chances de receber investimentos externos.
Segundo Fernandes, para que o consumidor prestigie o comércio local, é importante também que os empresários estejam abertos à críticas e sugestões, como também busquem garantir preços competitivos e atendimento de excelência. “É necessário que os empresários se mobilizem para ver o que pode ser melhorado para que o consumidor interno não gaste fora, o Sebrae conta com cursos de qualificação que auxiliam neste processo”, disse.
A presidente do Acipg Mulher, Giorgia Bin Bocheneck, comemorou a presença do público e o agradeceu ao Sebrae que foi parceiro no evento. “O bate papo abriu a mente dos presentes, que puderam entender que nós devemos gastar o dinheiro na cidade e fomentar o comércio local. Para nossa cidade evoluir precisamos que os recursos adquiridos aqui, fique aqui”, finaliza Giorgia.
O palestrante possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-PR (2007) e especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá (2001). Além disso, atua há 18 anos com consultoria empresarial e educação corporativa. (Com assessoria)