Israel Kaé
Além de ser uma festa tradicional no calendário do Município, a comercialização estimula a produção da fruta, com uma safra estimada em 150 toneladas
Neste final de semana acontece no Parque Ambiental, a 35ª Festa da Uva – Fesuva, das 09 às 22 horas. Ontem foi realizado o lançamento na Chácara Sozim e amanhã será realizada a abertura oficial, com a presença de autoridades. A expectativa dos produtores é de que sejam comercializados de 25 a 30 toneladas da fruta nos quatro dias da festa. Além de ser uma festa tradicional no calendário do Município, a comercialização estimula a produção da fruta, com uma safra estimada em 150 toneladas.
Além da uva, as pessoas poderão comprar outros produtos derivados da fruta como vinhos, sucos, geleias, doces e bolos. “Todos com procedência e qualidade”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira.
A Fesuva reúne cinco produtores e envolve cerca de 70 pessoas na comercialização dos produtos. Marcelo Sozim é um dos produtores da festa. Ele conta que a Fesuva faz parte da história da sua família. “A Fesuva vem desde o tempo do meu avô e do meu pai, participamos de quase todas as edições e esperamos vender 10 toneladas de uva durante os quatro dias de evento”, aposta o produtor.
Quem visitar a Fesuva encontrará ainda feira de artesanato e praça de alimentação. A 35ª Festa da Uva é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Serviço de Obras Sociais (SOS), Núcleo de Alimentação para Eventos e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa.