Divulgação
Estudantes da Rede Municipal de ensino, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciam o ano letivo nesta quarta-feira, 06, em 145 CMEIs e escolas.
Todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ponta Grossa já estão em funcionamento para o ano letivo de 2019. Hoje, 04, as 145 unidades mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), receberam as primeiras reuniões entre os professores da rede, que já voltaram ao trabalho. As aulas para os alunos serão iniciadas na quarta-feira, dia 06.
Entre os destaques de 2019, a secretária de Educação, Esméria Saveli, aponta a implantação da Base Nacional Curricular Comum, discutida durante 2018, e que exigirá novas formas de trabalhar, requerendo muita aprendizagem para os profissionais da rede. “Nossa equipe de gestão está trabalhando na organização do ano letivo desde o dia 31. Nesta segunda, foi a vez dos professores e pedagogos das escolas retornarem, e eles estão neste momento planejando as aulas para o retorno no dia 06. Esperamos ter até lá escolas organizadas e bem preparadas para o início de mais este ano letivo, que sabemos, será um sucesso”, disse a secretária.
Esméria destaca também o grande número de educadores que acabam de ser convocados para aumentar o corpo docente da Rede Municipal. “Foram 220 professores novos, que entram para trabalhar nas escolas, iniciando sua docência e, também, complementando a sua formação. Essa formação eles terão dentro da escola, conhecendo a complexidade da nossa rede e os desafios envolvidos na escola de tempo integral. Desejamos que todos sejam bem recebidos. Para melhorar a qualidade do ensino nas escolas, precisamos de mais professores”, disse a professora, saudando os novos docentes.
Uma das escolas que realizam seus últimos preparativos é a Escola Municipal Ana de Barros Holzmann, na Vila Maria Otília. A segunda-feira foi um dia de integração para os 23 professores e outros profissionais, que receberão 320 alunos na quarta-feira. “Estamos apresentando nosso Plano Político-Pedagógico e fazendo as definições para o ano, que sabemos, será muito especial e produtivo. Temos muitos desafios, especialmente com a transformação da escola de tempo parcial para integral, após a ampliação finalizada no ano passado. Esperamos aumentar a qualidade do aprendizado dos nossos alunos”, conta a diretora Cláudia Auer de Miranda.
MATERIAL GRATUITO – Os pais das escolas municipais também podem ficar despreocupados em relação ao material escolar dos filhos, pois não há lista do que precisa ser comprado. Para a Educação Infantil, até 05 anos, a Prefeitura encaminha para os CMEIs os materiais, que são de uso coletivo, com a mediação dos professores. Já para o Ensino Fundamental, não há impedimento para que os alunos levem seus utensílios de preferência, mas todos os estudantes recebem os kits escolares para uso individual – serão aproximadamente 20 mil. “Os pais não precisam preocupar-se em adquirir materiais básicos novos, pois todos os alunos receberão os seus”, anota Simone Neves, diretora de gestão educacional da SME. Aqueles alunos que estiverem ingressando na rede em 2019 também receberão seus uniformes escolares gratuitamente. (Com assessoria)