16 de outubro de 2019

Desburocratização e reforma ajudam Paraná a atrair investimentos

Divulgação

Afirmação foi feita pelo governador Ratinho Junior a empresários que participam Lidere 2019, em Londrina. Ele destacou medidas que contribuem para bom desempenho da economia do Paraná.

As medidas do Governo que contribuem para o Paraná atrair investimentos e apresentar desempenho positivo em indicadores como o crescimento da produção industrial e a abertura de empregos, foram tema da palestra do governador Carlos Massa Ratinho Junior, hoje, 16, para empresários de Londrina e região.

Ele participou da abertura do Lidere 2019, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e que reúne cerca de mil pessoas.

O governador citou o Programa Descomplica, iniciativa de caráter permanente do Governo do Estado para simplificar a vida dos empreendedores. “O empresariado quer um Estado facilitador, não aquele que atrapalhe a vida de quem quer investir”, afirmou. “O governo quer ser aliado do empreendedor”.

O projeto tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade.

Segundo Ratinho Jr., são medidas que contribuem para gerar emprego e renda e fizeram com que a Junta Comercial zerasse a fila para abertura de empresas.

REFORMA – O governo, disse Ratinho Jr., buscou também atacar pontos nevrálgicos do Estado, enxugando a máquina pública e eliminando burocracias, o que tornou o Paraná mais atrativo para investimentos.

“O Estado sempre teve por característica ser muito moroso. Adotamos medidas para torná-lo mais ágil, com ações rápidas que gerem investimento e desenvolvimento”, disse.

Ele destacou a redução de 28 para 15 o número de secretarias, gerando uma economia anual de R$ 10,6 milhões para o caixa do Governo. Reforçou que o processo já está na segunda fase, agora unificando autarquias com a mesma natureza e finalidade.

DESEMPENHO – O governador disse que o Paraná atraiu cerca de R$ 17 bilhões em investimentos privados nos primeiros nove meses do ano. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o Paraná criou 50 mil novos postos de trabalho até agosto. “Emprego é indutor direto do desenvolvimento”, disse Ratinho Jr.

INDÚSTRIAS – A somatória de ações e esforços, segundo go governador, fez com que o Paraná fechasse os oito primeiros meses do ano como o Estado com maior índice de crescimento na produção industrial do País.

O acumulado no período foi de 6,5%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso é crescimento chinês, muito acima da média nacional, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.

LIDERE – O Lidere é considerado o maior encontro empresarial de Londrina e região. Tem como objetivo preparar empresários e empreendedores para um cenário competitivo e dinâmico. O evento deste ano conta com 1.000 participantes, 24 horas de conteúdo, 20 expositores, quatro trilhas de conteúdo e 16 palestrantes, além de cerca de 70 empresas que vão participar da Rodada de Negócios. O Lidere 2019 termina amanhã, 17. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos