Divulgação
Jornalistas Rita Lisaukas e André Fran abrem palestras. Até a próxima sexta-feira, 18, o curso de graduação em Jornalismo e o Mestrado em Jornalismo da UEPG realizam os dois eventos simultaneamente.
Tradicional evento do curso de graduação em Jornalismo da UEPG, o 28ª edição da Semana de Estudos em Comunicação, inicia amanhã, 15, às 8h30. As atividades são diversas para complementar a formação dos alunos, por isso são programadas palestras com experientes jornalistas e oficinas nas áreas como, jornalismo 360º, fotojornalismo, cobertura esportiva com perspectiva de gênero, entre outros.
Até a próxima sexta-feira, 18, o curso de graduação em Jornalismo e o Mestrado em Jornalismo da UEPG realizam os dois eventos simultaneamente. No Campus Central o 28º Semana de Estudos em Comunicação tem início com o debate “O que pode o Jornalismo?”, que terá como participantes os jornalistas Rita Lisauskas , do jornal Estado de S. Paulo, e André Fran, da Globo News (por videoconferência). Também amanhã, às 18h, começa o 22º Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação. Ao longo da semana, o seminário conta com a apresentação de trabalhos científicos da área, sempre no período noturno.
Rita Lisaukas é formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e em Letras na Universidade Estadual de São Paulo (USP). Atualmente, trabalha no Estadão e na Rádio Eldorado FM – 107,3 (SP). Também foi repórter e apresentadora na TV Record, no Jornal da Band, na RedeTV!, TV Câmara de SP e no Canal Rural.
André Fran é jornalista e publicitário, formado pela PUC do Rio de Janeiro. Além de ser autor e palestrante pela Base1 Filmes, trabalha como comentarista pela Globo News Internacional e é integrante do programa “Que mundo é Esse” também veiculado pelo canal.
A vice-coordenadora do Mestrado em Jornalismo da UEPG, Karina Janz Woitowicz, relembra que participou da Semana de Estudos em Comunicação em sua graduação. Segundo ela, esse é um evento tradicional de Jornalismo. “Eu organizei várias semanas e é um evento que interessa muito para o curso, porque é uma oportunidade de ter contato com o campo profissional, com palestras e oficinas. Essa dinâmica toda contribui muito para a própria formação em jornalismo”, enfatiza Karina.
Coordenador do evento em 2019, o professor Ivan Bomfim aponta a importância da Semana da Comunicação para toda a comunidade pontagrossense. “É um evento tradicional, que possibilita trazer jornalistas de renome no cenário nacional para discutir a profissão e sua importância para toda a sociedade”. Segundo ele, falar sobre o jornalismo é cada vez mais necessário em tempos de redes sociais e fake news. “Com tantas mudanças tecnológicas e seus efeitos, o trabalho jornalístico de credibilidade é essencial ao funcionamento de uma democracia plural”.
Siga nossas redes sociais e acompanhe a programação do evento pelo facebook e instagram @jornalismouepg.
CONFIRA OS PALESTRANTES DA SEMANA:
Quarta-feira, 16: as palestras serão com Sandro Fernandes, correspondente internacional da Globo News com base em Bruxelas, Bélgica. Formado em jornalismo pela UERJ e pela Universidade Complutense de Madrid, trabalhou como repórter em Madrid, Moscou e Istambul. E, também, com Estelita H Carazzai, jornalista freelancer e repórter no EBANX, trabalhou na Band News FM e na Gazeta do Povo em Curitiba, foi repórter por dez anos na Folha de S.Paulo e também como correspondente em Washington (EUA). Formada em Comunicação Social pela Universidade Positivo e pós-graduada em Produção e Revisão Textual pela FAE.
Quinta-feira, 17: Rafael Moro Martins ministrará a fala principal. O jornalista é repórter e editor contribuinte no The Intercept Brasil em Brasília. Trabalhou como repórter freelancer em veículos como revista Piauí, Valor Econômico, UOL, Agência Pública e Folha de S. Paulo, entre outros. É sócio e integrante da Agência Livre.jor, especializada em fiscalização do poder público a partir da Lei de Acesso à Informação. Também trabalhou na Gazeta do Povo e em outras grandes Redações do Paraná. Formado em Comunicação e Jornalismo pela UFPR e também atua como músico profissional.
Sexta-feira, 18: A participação será de Rodrigo Menegat, jornalista formado pela UEPG, com especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York. Trabalhou como jornalista na Folha de S. Paulo e atualmente trabalha como jornalista computacional na editoria de Arte do Estadão.
22º Seminário de Inverno apresenta trabalhos científicos
A 22º edição do Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação, organizado pelo Departamento e Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acontecerá de 15 a 18 de outubro, no período da noite, no Campus Central. O evento recebe trabalho científicos que contribuem para discussões pertinentes da área da comunicação.
As apresentações são separadas por temáticas e iniciam às 18h, no Miniauditório (Bloco B). Cada autor terá 15 minutos para apresentar seu paper e, ao final da sessão, acontece o debate com os demais participantes do evento. Os artigos selecionados e efetivamente apresentados serão publicados nos Anais do XXII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação (edição 2019), em versão online, com registro ISBN.
Coordenadora do 22º Seminário de Inverno, a professora Graziela Bianchi, relata que no final dos anos de 1990, surge o evento como uma oportunidade para que alunos e professores possam mostrar suas pesquisas. “Hoje, o Seminário de Inverno é um evento muito reconhecido e muito importante para o curso de Jornalismo. Mas nem sempre foi assim, ele começou como um evento pequeno e hoje consegue ter uma repercussão bastante”, conta a professora. (Com assessoria)
SERVIÇO:
Local: UEPG – Campus Central: Miniauditório (Bloco B)
Data: 15 a 18 de outubro de 2019
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI); Mestrado em Jornalismo/UEPG; Departamento de Jornalismo/UEPG
Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEPG; Fundação Araucária
Informações: Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo
Telefone: (42) 3220-3379
E-mail: [email protected]