27 de agosto de 2019

CLUBE DOS EMPREITEIROS

Divulgação

O castelo de cartas do Clube dos Empreiteiros está desmoronando. Não satisfeito com a distribuição das obras, um dos integrantes foi expulso do grupo e está disposto a ‘abrir o bico’. Gravações das últimas reuniões do clube que ele participou vazaram e denúncias com o nome das empreiteiras participantes e das obras que elas foram responsáveis estão prestes a estourar.

Com um modus operandi muito semelhante com o que foi denunciado pela Operação Lava Jato, em uma das principais cidades do Estado do Paraná, funciona na sede de uma entidade de classe, o Clube dos Empreiteiros. Um grupo de empresários que se reúne semanalmente, em um jogo de cartas marcadas das licitações de obras da prefeitura da cidade e outros municípios da região. As empreiteiras fraudam as concorrências e fazem da propina a moeda corrente das negociações.

O cartel das empreiteiras recebe do seu coordenador, um secretário municipal responsável pelas obras do município, informações privilegiadas sobre as licitações e decide quem irá participar, os preços e o vencedor de cada licitação.

Para participar do clube, os empreiteiros aceitam o pagamento de propinas, que variam de 10 a 30% do valor da obra, que são pagos em espécie diretamente a prefeitos ou a pessoas da sua confiança. No caso desta grande cidade, quem recebe o dinheiro é o próprio coordenador do clube, que divide e repassa com outro secretário municipal, este muito próximo ao prefeito.

O coordenador do clube assumiu a função após a última eleição municipal, quando aproximou-se do candidato e conquistou a sua confiança. Desde então, coordena o clube e não esconde os seus planos de permanecer à frente do negócio, tendo o seu nome cotado inclusive para a disputa da Prefeitura.

Mas o castelo de cartas do Clube dos Empreiteiros está desmoronando. Não satisfeito com a distribuição das obras, um dos integrantes foi expulso do grupo e está disposto a ‘abrir o bico’. Gravações das últimas reuniões do clube que ele participou vazaram e denúncias com o nome das empreiteiras participantes e das obras que elas foram responsáveis estão prestes a estourar.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos