Divulgação
Auditor Fiscal concursado da Prefeitura de Ponta Grossa, José Elizeu Chociai já foi remetido pelo prefeito Marcelo Rangel para o guarda-volumes da Estação Rodoviária Municipal. Fase difícil da sua vida que já se esqueceu. Se filiou recentemente ao PSD, levado pelas mãos do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, irmão de Rangel, para fortalecer o partido na região.
O diretor de Administração e Finanças do ParanáCidade, José Elizeu Chociai, atualmente no PSD do governador Ratinho Júnior, é sem sombra de dúvidas um dos maiores ‘camaleões da política’ em Ponta Grossa e no Paraná. Ex-líder da ‘frentinha do sovaco’ (partidos debaixo do braço de Chociai), um grupo de legendas nanicas dirigidas por ele e seus parentes para negociar as eleições municipais em Ponta Grossa, Chociai perdeu a direção estadual do Podemos (antigo PTN) para o senador Álvaro Dias. Antes disso, deu uma ‘tacada de mestre’ ao jurar fidelidade à eleição de Ratinho Jr., estreitando relações com um dos homens fortes de Ratinho pai e filho, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, vindo a emplacar uma diretoria do ParanáCidade.
Auditor Fiscal concursado da Prefeitura de Ponta Grossa, Chociai já foi remetido pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) para o guarda-volumes da Estação Rodoviária Municipal. Fase difícil da sua vida que já se esqueceu. Se filiou recentemente ao PSD, levado pelas mãos do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, irmão de Rangel, para fortalecer o partido na região.
O maior sonho de Elizeu Chociai era ser eleito. Foi candidato a vereador em 92 e 96, em ambas fez míseros 400 votos. Também foi candidato à suplente do candidato a senador Ricardo Gomyde (PCdoB) em 2014, na chapa de Gleisi Hoffmann (PT), e a vice-prefeito de Aliel Machado (na época na Rede), em 2016.
Agora emplacou o filho, Felipe, de 22 anos, como presidente local do PV, e busca montar uma chapa para tentar eleger Chociaizinho para a Câmara Municipal. Nas redes sociais, ao anunciar a sua pré-candidatura, Felipe recebeu a sugestão de usar na campanha o sobrenome da mãe (Oliveira), para não atrair a rejeição do pai, podendo inclusive, simbolizar o apadrinhamento à sua candidatura dos irmãos Oliveira: Sandro Alex e Marcelo Rangel.
A candidatura de Felipe Chociai também demonstra a ingratidão de Elizeu Chociai com o vereador Pietro Arnaud (Rede), que mantém na Câmara Municipal diversos cargos ligados à ele e sempre foi seu leal companheiro.