Divulgação
Convênio oferece cursos de curta duração para candidatos a emprego na Agência do Trabalhador
Foi assinada na tarde da última sexta-feira, 04, a renovação da parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e a Faculdade San’Ana, para a realização de cursos profissionalizantes. Os cursos acontecem na sede da Agência do Trabalhador e são ministrados para pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego. Este é o terceiro ano da parceria. A solenidade ocorreu no gabinete do secretário da pasta, Paulo Carbonar.
A parceria acontece dentro do Projeto “Sant’Ana Mais Emprego”, para realização de cursos profissionalizantes e envolve o Bacharelado em Secretariado Executivo da faculdade. A partir do que foi acordado, serão realizados cursos rápidos para os trabalhadores. A Agência do Trabalhador concede espaço e estrutura para a realização das atividades. A Secretaria deve promover a divulgação e inscrições dos candidatos, além de fornecer os certificados para os alunos. Os materiais didáticos serão providenciados pela faculdade. Os temas são disponibilizados e trabalhados pelo Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo.
Para a coordenadora do curso, professora Tânia Mara Daver Santos, a parceria é a primeira inserção dos alunos no mercado de trabalho, sendo que no atendimento às pessoas, eles também ampliam contatos. Além disso, os acadêmicos desenvolvem a prática da oralidade, sem contar que o curso ganha reconhecimento da comunidade pela parceria. Para o trabalhador, segundo avaliação do secretário Carbonar, os cursos melhoram a autoestima e autoconfiança. Isso fará diferença na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.
Todos os cursos, que tem duração de duas a três horas, em média, são gratuitos. Em princípio estão definidos pelo menos 10 cursos, como Elaboração de Curriculum, Entrevista de Emprego, Como manter seu Emprego, Economia e Administração Financeira, Noções de Direito do Consumidor e Administração do Tempo/Orçamento Doméstico.
Segundo o diretor de Qualificação Profissional da Secretaria, Victor Hugo de Oliveira, neste ano a meta é dobrar o número de pessoas atendidas pelo projeto. Em 2016 foram qualificados 4.193 trabalhadores. Desse total, 3.358 fazem parte da parceria com a Faculdade Sant’Ana. Nos três anos de vigência das atividades, já são mais de 7 mil trabalhadores qualificados. Outro objetivo proposto para este ano é levar tais cursos também para os bairros, facilitando, assim, o acesso dos trabalhadores. (Com assessoria)