15 de agosto de 2019

Vice-líder do PSL, Aline Sleutjes de malas prontas para visitar sétimo país em missão oficial

Depois da Holanda, China, Estados Unidos, Vietnã, Indonésia e Japão, a parlamentar embarca para a República Tcheca. Pelo WhatsApp circula um vídeo com fotos e vídeos extraídas das redes sociais da deputada com trecho da música “Ela só quer viajar daqui pra qualquer lugar…”. Aline já gastou mais de R$ 37 mil em missões oficiais e acumula 51 faltas em Brasília.

A deputada federal Aline Sleutjes, vice-líder do PSL, eleita para a Câmara Federal com uma das menores votações (33.628 votos), que possui como base eleitoral a cidade de Castro, de 67 mil habitantes, na região dos Campos Gerais do Paraná, está de malas prontas para visitar o sétimo país em missão oficial desde que foi eleita. Depois da Holanda, China, Estados Unidos, Vietnã, Indonésia e Japão, a deputada embarca para a República Tcheca, país conhecido pelos castelos ornamentados, de 17 a 25 de agosto.

Aline integra uma comitiva da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Federação do Comércio do Estado do Paraná (FECOMÉRCIO), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), a convite do Ministério da Agricultura da República Tcheca, que deve contar com a participação do vice-governador Darci Piana (PSD), ainda não confirmada pela sua assessoria.

Em fevereiro, Piana recebeu a embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová, e seu ministro-conselheiro, Ondrej Karina, no Palácio Iguaçu, para tratar de assuntos relacionados aos interesses econômicos entre o Paraná e o país europeu. Na oportunidade, a deputada trouxe o ministro Ondrej Karina na região dos Campos Gerais para visitar a Cooperativa Frísia, a Unidade Industrial de Carnes Alegra e a Fazenda Canta Galo.

Na Missão Tecnologia Agropecuária na República Tcheca, serão visitadas empresas de processamento de carnes de aves, suínos e bovinos, produtos lácteos, tratamento de resíduos para a produção de energia, instalação de células voltaicas em estabelecimentos agrícolas e de tratamento de água para reuso na produção ou para liberação dos efluentes no meio ambiente.

VOLTA AO MUNDO – Nem mesmo as críticas do escritor Olavo de Carvalho, aliado do Presidente Jair Bolsonaro, à viagem de 12 parlamentares à China em janeiro, a maioria eleitos pelo PSL, entre eles Aline, chamando-lhes de “idiotas, caipiras, palhaços e semianalfabetos” (relembre), fizeram a deputada recuar da volta ao mundo. A convite do governo chinês, que teria pago todas as despesas, Aline e os demais integrantes da comitiva brasileira foram conhecer o sistema de reconhecimento facial do país.

No site da Câmara dos  Deputados, constam outras duas viagens da vice-líder do PSL em Missão Oficial, que totalizam gastos de mais de R$ 37 mil em passagens aéreas e diárias, além de fazer uso de passaporte diplomático. Na primeira delas, de 16 a 23 de março, para a 63ª Sessão da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher em Nova York, Estados Unidos, acompanhando a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. E, a segunda, de 06 a 22 de maio, para a Missão da ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na Ásia: Hanói, Vietnã; Jacarta, Indonésia; Niigata, Japão; Pequim, China; Tóquio, Japão; e Xangai, China.

Nas redes sociais, onde é alvo de críticas pelas viagens, a deputada faz relatos ainda de conexões em Amsterdam, onde se disse “encantada com a parada”, em um vídeo com uma série de fotos na capital da Holanda.

Pelo WhatsApp circula um vídeo com fotos e vídeos extraídas das redes sociais de Aline com trecho da música Linda, louca e mimada, do grupo de rap Oriente, cuja letra diz: “Ela só quer viajar, ela só quer viajar. Ela só quer viajar daqui pra qualquer lugar…” (assista).

FALTAS – A parlamentar acumula 22 faltas justificadas e uma não justificada em plenário e 23 faltas justificadas e cinco não justificadas nas reuniões de comissões da qual faz parte. Uma das faltas mais emblemáticas foi em maio, durante viagem à Ásia, quando os deputados decidiram em votação apertada retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Aline foi a única deputada da bancada do PSL ausente. Outros deputados que também participaram da viagem, como o paranaense Luiz Nishimori (PR), compareceram à votação.

Procurada pela reportagem do BLOG DO JOHNNY, até a publicação da matéria, a deputada Aline Sleutjes não havia se manifestado sobre a sua participação na Missão à República Tcheca ou sobre as demais viagens.

Compartilhe