Divulgação
Município passará a realizar cirurgias da especialidade ligada a otorrinolaringologia. Iniciativa do Município visa diminuir fila de espera na área atendida pelo Estado.
A partir de hoje, 12, o Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira passará a realizar cirurgias de média complexidade da especialidade ligada a otorrinolaringologia, de urgência e emergência e que estejam em fila de espera para o procedimento. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 09, pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
As cirurgias serão feitas em crianças de dois anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias, todas as terças e quintas-feiras. “Ao todo, faremos seis cirurgias por semana, priorizando as situações mais urgentes e que estejam próximo da idade limite. Sabemos que a responsabilidade é do Governo do Estado, mas entendemos as dificuldades e estamos sempre prontos para encontrar soluções e disponibilizar os melhores serviços para nossas crianças”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.
Hoje o município conta com 247 crianças esperando para realizar procedimentos de otorrinolaringologia. “Estamos há 15 dias fazendo os procedimentos para ajustar os detalhes e abrir para toda a fila. Temos uma profissional concursada que realizará as cirurgias nos nossos centros cirúrgicos inaugurados recentemente”, comenta a diretora do Hospital, Raquel Mocelim.
NOVOS ATENDIMENTOS – Além do procedimento cirúrgico, a estrutura contará com profissional odontológico para atendimento de crianças que estão internadas ou tiverem dentes quebrados e dor intensa. Os profissionais estarão à disposição da população pela manhã, tarde e noite. “Nossa população agora terá um atendimento de qualidade, dentro de uma estrutura fantástica que é o Hospital da Criança. Os profissionais estarão atendendo casos de urgência e emergência, mas também os pacientes que já estão internados”, diz o diretor do departamento de Saúde Bucal, Edson Alves. A população que tiver dúvida sobre horário de atendimento e qual o procedimento fazer em situações que envolvam face e boca, podem entrar em contato diretamente com o Hospital através do 3220-1050, ramais 4713, 4714 e 4715.
Nesta semana a população também passará a contar com exames de ultrassom realizados dentro do Hospital, não necessitando ser encaminhado para as clínicas conveniadas com a Prefeitura. Desta maneira, será possível ter um diagnóstico mais ágil e com maior facilidade. “O aparelho de ultrassom será usado para exames na região abdominal, tórax, por exemplo. As crianças internadas e os que derem entrada como urgência e emergência terão um resultado mais rápido, pois o equipamento é moderno, com resultados imediatos”, explica Raquel. (Com assessoria)