Arquivo
Pujança do setor em Ponta Grossa atrai mais investimentos para a região.
O Município de Ponta Grossa é mais uma vez destaque em arrecadação de ICMS no Estado do Paraná. Em levantamento realizado pela 3ª Delegacia Regional da Receita (3ª DRR), Ponta Grossa registrou, de janeiro a julho deste ano, incremento na arrecadação de ICMS oito vezes superior ao incremento na arrecadação estadual do tributo, comparativo com o mesmo período de 2017. Este ano, Ponta Grossa já havia despontado como a única a registrar crescimento no ranking entre as 10 maiores no repasse pelo Estado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ocupando a 5ª posição.
“Esse levantamento que nos coloca com incremento oito vezes superior ao do Estado em arrecadação de ICMS, deixa Ponta Grossa mais uma vez em destaque no Paraná. O aumento crescente na arrecadação do tributo e no repasse que recebemos do Estado é reflexo do segundo grande ciclo de industrialização vivido pelo Município, que teve início em 2013 com a atração de grandes indústrias e novas empresas para investirem na cidade. O ICMS é hoje a maior receita que o Município tem de transferência constitucional, representando cerca de 30% do nosso orçamento”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
De acordo com levantamento da Receita Estadual, de janeiro a julho deste ano, o Município registrou incremento nominal de 4,53% em comparação ao mesmo período de 2018. Os números colocam Ponta Grossa como a principal na arrecadação do ICMS na região dos Campos Gerais, somando mais de R$ 483 milhões, o que corresponde a mais de 70% de todo o tributo arrecadado na região. (Com AEN)