Arquivo
No ano passado, o vereador fez uma representação ao Ministério Público cobrando aplicação do plano de cargos e salários da categoria prevista em lei federal.
O vereador Ricardo Zampieri (PSL) encaminhou uma solicitação ao Poder Executivo que pode fazer com que o número de ruas pavimentadas com os R$ 100 milhões anunciados pelo governo seja três vezes maior. O documento, protocolado ontem, 25, na Câmara, sugere que as obras de asfalto em ruas com menor fluxo de veículos recebam uma camada de 5 centímetros, de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), sem base e sub-base, apenas com a compactação e pavimentação da via – modelo utilizado em muitas cidades e rodovias.
A mudança nos projetos faria, de acordo com Zampieri, com que o triplo de ruas fossem contempladas pelos recursos que a Prefeitura planeja investir na pavimentação. “Em nosso Município, esse tipo de asfalto que possui excelente qualidade e já foi utilizado no passado, pavimentando vias que tem uma vida útil próxima de 20 anos, trazendo segurança e conforto para mais pessoas e mais bairros”, defende o vereador.
Para Zampieri, é melhor que várias pessoas sejam contempladas com o asfalto, do que apenas algumas. “A medida serve para não ficar gastando tudo no centro da cidade ou R$ 10 milhões em cada lugar que for pavimentar. É claro que isso vai diminuir o lucro das empreiteiras, mas para a população que precisa do asfalto é extremamente benéfico”, explica.
Além de menos material gasto, a economia também estaria presente na dispensa de maquinários específicos e de escavação, carga e transporte de materiais, de acordo com o vereador. “Tudo isso gera custos para o Município. Em consulta com diversos engenheiros, esta modalidade de asfalto é perfeitamente aplicável em Ponta Grossa, apenas não se enquadrando nas ruas principais dos bairros. O planejamento na hora de investir estes recursos, e o objetivo de otimizar este dinheiro é muito importante, afinal toda população vai pagar a conta”, diz.
A Moção de Apelo será encaminhada diretamente ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB), e será votada pelos demais vereadores nas próximas sessões. (Com assessoria)