8 de julho de 2019

Estado realiza obra na PR-364 e põe fim a meio século de espera

Divulgação

Pavimentação da rodovia que liga Irati a São Mateus do Sul está em andamento desde março. Serão pavimentados 49 quilômetros com um investimento de quase R$ 109 milhões. A previsão é de que todo o serviço seja concluído até novembro de 2020.

Uma espera de mais de 50 anos que chega ao fim. Esse é o sentimento dos moradores da região Centro-Sul do Paraná após o início das obras de pavimentação da PR-364, estrada que liga Irati a São Mateus do Sul, passando por Rebouças. Serão pavimentados 49 quilômetros com um investimento de quase R$ 109 milhões. A previsão é de que todo o serviço seja concluído até novembro de 2020.

A obra está em andamento desde março, com os serviços de drenagem, terraplanagem, construção de bueiros e galerias e implantação de pedreiras e usinas nas proximidades de Irati. “Colocamos para rodar uma obra que foi lançada muitas vezes. Agora as máquinas já estão trabalhando de verdade no trecho”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), em visita recente a Irati há um mês, quando anunciou investimentos de mais de R$ 25 milhões para diversos municípios da região. O governador vistoriou a obra, sobrevoando todo o traçado.

A intervenção é importante por se tratar de uma via de escoamento da produção agrícola. A estimativa é que a pavimentação reduzirá em mais da metade o tempo para percorrer a distância entre as duas cidades, levando mais desenvolvimento à região. “A região por onde a estrada passa é predominantemente agrícola e para dar melhor escoamento à safra precisamos dessa ligação com Santa Catarina e São Paulo”, disse Jorge Derbli (PSDB), prefeito de Irati.

Outro ponto importante é que a obra ajudará a desafogar o tráfego na PR-151, que cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá.

OBRAS –Os trabalhos de pavimentação da PR-364 começam no entroncamento com a PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476, e vão se estender até o perímetro urbano de Irati. A maior parte do traçado existente será mantida, somente na chegada de Irati será construído um desvio, para retirar o trânsito do bairro Riozinho.

Em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153, no local próximo ao trecho conhecido como ‘curva da morte’, onde há grande movimento de veículos e pedestres.

Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 14 metros de extensão, acostamento e calçada, na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ainda uma ciclofaixa, no trecho inicial da PR-364, em São Mateus, com aproximadamente 3 km de extensão.

DESAPROPRIAÇÃO –Para que o projeto siga o novo traçado previsto, algumas áreas terão de ser desapropriadas. O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) já iniciou o processo de contato com os proprietários das áreas envolvidas diretamente com a obra. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos