O vereador Pietro Arnaud (REDE) protocolou projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), alterando as exceções para a cessão de servidores públicos do Município. Atualmente, a LOM permite a cessão de servidores entre os Poderes Executivo e Legislativo do Município de Ponta Grossa; os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Paraná e da União, no âmbito do Município de Ponta Grossa; entidades instituídas, mantidas ou conveniadas com o Município; e entidades privadas de educação especial.
Pietro quer estender a cessão para outros Municípios e Estados. Ele também acrescenta à LOM que o ônus de remuneração dos servidores cedidos ao Poderes no Município de Ponta Grossa será do órgão de origem, sendo que nos demais casos o ônus ficará a cargo do órgão cessionário.
Recentemente, o presidente estadual do PTN, José Elizeu Chociai, que ocupa o cargo efetivo de auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa, tentou a sua cessão para a Prefeitura de Curitiba, em um cargo do segundo escalão na administração do prefeito Rafael Greca (PMN), a quem o PTN apoiou na eleição para a Prefeitura da Capital. Ele foi impedido pela vedação imposta pela LOM que Pietro quer alterar. Pietro e Chociai são antigos aliados políticos e o projeto vem sendo chamado pelos vereadores de “Emenda Chociai”.
Chociai é figura conhecida no meio político em Curitiba. Já tentou apadrinhar o “Bruxo Chik Jeitoso” e o “Japonês da Federal”.