Divulgação
Empresário e senador recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná em sessão solene ontem, 17, na Assembleia Legislativa.
O empreendedorismo e a visão de futuro do educador, e hoje senador, Oriovisto Guimarães (Pode) foram reconhecidos com o título de cidadão honorário concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em sessão solene ontem, 17. Proposta pelo deputado estadual e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes (PSD), a homenagem ao empresário, natural do estado de São Paulo, reuniu autoridades dos três poderes do Estado, além de colaboradores, professores e alunos do Grupo Positivo, instituição co-fundada por ele em 1972.
“Nem em meus sonhos imaginei que este dia aconteceria, ser reconhecido pelo meu Paraná, Estado em que passei toda a minha vida. Tudo que construí foi aqui. Receber este título de cidadão honorário, com a presença do governador, dos meus dois colegas senadores, deputados e autoridades do Judiciário, é uma honra imensa e motivo de grande orgulho”, afirmou Guimarães.
O governador destacou essa trajetória de sucesso, que contribui com o desenvolvimento do Estado por meio da educação, da geração de empregos e pela política. “O senador Oriovisto tem uma história com o Paraná como empresário, gerador de empregos e uma pessoa que sempre acreditou na área educacional. Tem uma enorme contribuição com o Estado e o Brasil”, disse.
“Esta homenagem reconhece toda a sua história como cidadão, empresário, pai de família e, agora, como senador”, ressaltou o governador. “A minha geração tem muito a agradecer ao senador, que como empresário também incentivou outras empresas a investirem no Paraná, trazendo mais desenvolvimento ao Estado”, salientou.
De acordo com o secretário Marcio Nunes (PSD), “só pode receber o título de cidadão benemérito do Paraná, aqueles que prestaram relevantes serviços à sociedade paranaense. Pela trajetória e pelo conjunto de suas ações, o reconhecimento ao professor Oriovisto Guimarães nada mais é do que o cumprimento da lei”, ressaltou.
Fizeram parte da mesa de honra os senadores Alvaro Dias (PODE) e Flávio Arns (REDE); o vice-governador, Darci Piana; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR); o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o desembargador Gilberto Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; o secretário chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD); o 2º secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC); e o líder do governo no Legislativo, deputado Hussein Bakri (PSD).
HISTÓRICO – Oriovisto Guimarães foi um dos fundadores do Grupo Positivo, o qual presidiu por 40 anos, tornando-o um dos principais grupos educacionais, industriais gráficos e de informática do Brasil. Nascido no Estado de São Paulo, na cidade de Batatais, veio para o Paraná aos três anos de idade e morou nas cidades de Bela Vista do Paraíso, Mandaguari, Apucarana e Curitiba, onde cursou Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Deu aula particular de matemática até iniciar sua jornada como professor de cursos preparatórios para vestibular.
Em 1972, junto a colegas professores, fundou o Curso Positivo. Depois vieram as escolas de ensino médio e fundamental; a Posigraf – uma das maiores gráficas e editoras do país; a Universidade Positivo, da qual foi fundador e primeiro reitor, cargo que ocupou durante dez anos; e a Positivo Informática, hoje a maior fabricante brasileira de computadores. Em 2006, tornou-se membro titular da Academia Paranaense de Letras, ocupando a cadeira de número seis.
Em 2012, deixou a presidência do Grupo com cerca de dez mil funcionários e mais de um milhão de alunos que utilizam o método de ensino do Positivo no Brasil e no exterior. Em 2018, aos 72 anos, filiado ao Podemos, assumiu um novo desafio: trabalhar pela transformação da forma como a política é feita no país. Foi eleito senador pelo do Paraná em primeiro lugar, com 2.957.239 votos. (Com assessoria e AEN)