Arquivo
O prefeito destacou que mais um bairro está recebendo melhorias na infraestrutura, com investimento de R$ 558.266,24 do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Júnior (MDB), assinou hoje, 12, projetos de prevenção de incêndio já elaborados para as escolas Estação do Tronco, Mariana Garcez Duarte, Lourival Leite de Carvalho, Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Reino e Escola Municipal do Guararema.
Todas as escolas e CMEIS receberão vistoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano para levantamento e elaboração de plantas e memoriais de medidas de proteção ativa e passiva em consonância com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CSCIP) do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Com as plantas disponibilizadas, as instituições de ensino municipais terão as medidas de segurança adequadas como sinalização de alerta, perigo e de orientação, extintores de incêndio classe A (papel, madeira, plástico), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos), iluminação de emergência e corrimãos conforme a necessidade. A previsão de entrega de todos os projetos e implantação das medidas em todas as escolas e CMEIs é de 90 dias.
O engenheiro Luis Banaczek destaca que a adequação das medidas de segurança já implantadas são imprescindíveis para maior segurança e eficiência em caso de incêndio ou pânico. “As escolas e CMEIS já possuem extintores e luminárias de emergência, porém, com o projeto de prevenção, terão melhores condições de sanar situações de emergência”, disse.
Nos dias 2 e 3 de julho haverá treinamento de brigada de incêndio nas escolas e CMEIS contemplando prevenção de incêndio, rota de fuga e primeiros socorros. A capacitação será feita por engenheiros e arquitetos da Prefeitura e enfermeiros da Saúde. (Com assessoria)