4 de junho de 2019

Nova lei das universidades é apresentada aos reitores

Arquivo

A proposta, apresentada pelo superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, durante reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada no dia 15 de julho.

O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, apresentou hoje, 03, em Curitiba, a proposta de lei que estabelece parâmetros para a gestão de pessoal e repasse de recursos nas universidades estaduais.

A proposta, apresentada durante reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada no dia 15 de julho.

O projeto faz parte de um estudo feito por uma equipe técnica da Superintendência que busca estabelecer critérios objetivos sobre a administração didático-científica, patrimonial, de gestão financeira e de pessoal das instituições.

A Lei Geral das Universidades tem o objetivo de melhorar a qualidade no ensino, por meio dos índices de avaliação nacionais e internacionais, criar mecanismos para a administração eficiente e estabelecer critérios públicos transparentes, respeitando a diversidade de cursos nas universidades.

Para Aldo Bona, a lei de gestão vai considerar critérios específicos de cada universidade. “O debate sobre os parâmetros que serão utilizados na lei leva em consideração a realidade, a situação histórica e a demanda de cada universidade”, disse. Segundo ele, esse assunto é fundamental para que, com clareza de critérios, seja possível proporcionar maior autonomia e previsibilidade financeira para as universidades estaduais.

A presidente da APIESP e reitora da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoan, destacou a importância da participação das universidades na elaboração da proposta. “Tivemos uma reunião inicial sobre a proposta de lei que será debatida com a comunidade acadêmica para fortalecer a construção coletiva”.

Participaram da reunião o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, da estadual Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolf; e da estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo. Também participaram os vices-reitores da Unioeste, Moacir Piffer; e o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos