Divulgação
A palestrante Lindiara Santa Santos Berti, médica da família, abordou questões como saúde e relacionamentos familiar e social na terceira idade.
Cerca de duzentas pessoas entre idosos da área urbana, Abapan, Socavão e Guararema, além de profissionais da assistência social, participaram hoje, 31, da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Município de Castro que aconteceu na Câmara Municipal durante o dia todo com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
A palestrante Lindiara Santa Santos Berti, médica da família, abordou questões como saúde e relacionamentos familiar e social na terceira idade. Ressaltou que muitas coisas melhoraram para os idosos no Brasil, como o acesso à saúde, o Estatuto do Idoso e as políticas públicas. “Mas ainda é preciso reduzir a violência contra o idoso, os abusos e o abandono. As famílias têm que avançar nos cuidados com o idoso para que ele tenha mais qualidade de vida”, explica.
Lindiara considera que tão importante quanto cuidar da saúde é cuidar da mente, ser ativo na sociedade, pertencer a um grupo, ser independente financeiramente e ter perspectiva de futuro. “Quando chegamos na terceira idade temos que ter memórias boas, fazer coisas positivas e encarar a morte como um fato, trabalhando a finitude como parte de um ciclo que encerra. Temos que deixar um legado, marcas e não manchas quando partir”, analisa.
Durante o evento, grupos de discussão trataram de eixos temáticos sobre saúde, assistência social, moradia, transporte, educação, esporte e lazer, entre outros, e elencaram propostas que serão encaminhadas para os conselhos municipal, estadual e federal. Também foram escolhidos dois delegados que representarão Castro na conferência estadual.
Para o presidente do Conselho, Eder de Jesus Xavier, o evento cumpriu o objetivo de reunir o público interessado para debater melhorias para a terceira idade. “Além dos profissionais que trabalham na área, contamos com a presença de idosos que tiveram a oportunidade de apontar o que é melhor para eles em se tratando de políticas públicas”, disse.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou que a administração trabalha para que as políticas públicas avancem e alcancem o maior número de pessoas. “Buscamos atender a todos que precisam do poder público, desenvolvendo ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou. (Com assessoria)