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A criação de um Banco de Projetos estruturantes, formulado pelo governo estadual, abriu a possibilidade de se expor as demandas de trafegabilidade e logística em todo o Paraná.
A criação de um Banco de Projetos estruturantes, formulado pelo governo estadual, abriu a possibilidade de se expor as demandas de trafegabilidade e logística em todo o Paraná. O objetivo é recolher ideias e propostas para que sejam elaborados projetos técnicos. Sem os estudos, a busca por recursos e a execução das obras ficam mais difíceis.
Para isso, o Estado destinou R$ 350 milhões para a contratação de empresa que irá desenvolver os projetos. Diante dessa abertura promovida pelo governador Ratinho Júnior (PSD), o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) encaminhou uma série de sugestões para que sejam analisadas.
“É uma ação inédita em nosso Estado. Isso demonstra que o governador está sendo extremamente coerente em suas ações. Afinal, sem projeto, não há como destinar recursos para a execução de obras”, declarou Plauto.
O deputado encaminhou para o governador uma série de sugestões de projetos no intuito de ampliar e melhorar a capacidade da malha viária da região de Ponta Grossa e localidades vizinhas.
Ele pede que sejam consideradas as necessidades de recuperação e pavimentação da rodovia BR-487, entre Ipiranga e Ivaí. Uma antiga reivindicação dos moradores das cidades, que compreende uma distância de cerca de 37 quilômetros.
Já na PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, além de um novo pavimento, Plauto sugere o estudo técnico para a implantação de terceiras faixas entre a interseção da PR-483 (que dá acesso ao Distrito de Guaragi) até Palmeira. “É uma alternativa para diminuir o índice de acidentes graves e que já ceifou muitas vidas”, justificou.
Ainda no PR-151, o deputado indicou a duplicação de sete quilômetros entre a BR-376 (Viaduto do Vendrami) até o trevo de acesso ao Guaragi. A intenção é aumentar a capacidade de fluxo, pois o alto tráfego acaba congestionando a via. E, para completar, o deputado aponta a necessidade de se implantar um contorno rodoviário na cidade de Palmeira.
Outro projeto, considerado fundamental para a cidade de Ponta Grossa, é a pavimentação da Estrada do Botuquara a partir da BR-376 até a PR-513, também chamada de Rodovia do Talco. A estruturação da estrada facilita o escoamento de produtos da região do Distrito de Itaiacoca.
A Avenida Sousa Naves, trecho urbano da BR- 373, aonde frequentemente são registrados acidentes com mortes na via, Plauto aponta a possibilidade de edificar ao menos três viadutos ou trincheiras nos acessos aos bairros Sabará, Borato e Vila Romana, considerados os pontos mais críticos da avenida, visando aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
“Eu acredito que num futuro próximo ao menos parte desses projetos sejam viabilizados. Vejo no governador Ratinho Júnior uma grande vontade de transformar o Paraná. E estradas bem estruturadas e seguras atraem investimentos que estimulam a economia”, finalizou. (Com assessoria)