Arquivo
O governador Ratinho Junior retorna dos Estados Unidos e deverá marcar uma reunião do secretariado para a próxima semana. Não será para fazer elogios.
O Palácio dos Bandeirantes será sede da segunda reunião de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O encontro acontece amanhã, 27, a partir das 8h30, na sede do Executivo paulista. Além dos líderes estaduais, o encontro também terá a participação de vices-governadores e secretários de Estado em debates temáticos sobre gestão pública.
O Cosud reúne os governadores João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Renato Casagrande (PSB-ES), Ratinho Júnior (PSD-PR), Carlos Moisés (PSL-SC) e Eduardo Leite (PSDB-RS). O primeiro encontro oficial aconteceu em Belo Horizonte, em março. No evento desta semana, apenas Witzel deverá estar ausente devido a compromissos previamente agendados – o Governo do Rio estará representado pelo vice-governador Cláudio Castro (PSC).
Aos líderes estaduais, caberão discussões sobre temas econômicos nacionais, como reforma da Previdência, renegociação das dívidas dos Estados com a União e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O governador de São Paulo é um dos principais defensores da aprovação urgente no Congresso do novo sistema de aposentadorias proposto pelo Governo Federal.
A programação do evento também prevê reuniões entre secretários de Estado para a discussão de propostas conjuntas para áreas como segurança pública, educação, saúde e infraestrutura. A reunião do Cosud vai se estender até o final da tarde de sábado e também prevê uma visita dos governadores ao Centro de Operações da Polícia Militar, no centro da capital paulista. (Com assessoria)