16 de abril de 2019

Hussein Bakri debate carga horária de pedagogos

Divulgação

No encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação, o parlamentar agendou uma reunião para a semana que vem no Palácio Iguaçu entre a APP-Sindicato e a Casa Civil.

Presidente da Comissão de Educação e Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) promoveu hoje, 16, uma audiência pública para debater a carga-horária dos pedagogos da rede pública estadual para o ano letivo de 2019. No encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o parlamentar agendou uma reunião para a semana que vem no Palácio Iguaçu entre a APP-Sindicato e a Casa Civil.

“No mandato passado, conseguimos modificar em até 80% os projetos que envolviam a APP por meio de muito diálogo. Aprendi que um bom debate, uma boa comunicação te livra de uma série de problemas, para todos os lados”, afirmou Hussein Bakri. A expectativa dele é que haja um consenso em torno da jornada de trabalho dos pedagogos ainda neste mês.

A audiência desta terça-feira, promovida em parceria com o deputado Professor Lemos (PT), aconteceu devido a questionamentos recebidos pela Seed sobre a mudança da carga horária dos professores pedagogos para 20 horas-relógio (60 minutos), em vez de 20 horas-aula (50 minutos). Neste último caso, que é a posição defendida pela APP, há o entendimento por parte do governo de que a jornada semanal resultaria num total de 16 horas trabalhadas no lugar das 20 horas previstas em contrato.

Além de argumentar que as 20 horas-relógio são uma imposição legal, a Seed também tem estudos apontando que, em qualquer outro modelo adotado, 720 escolas estaduais do Paraná ficariam sem a presença de pedagogo pelo menos um dia na semana.

Os professores, por outro lado, defendem que o modelo de 20 horas-aula, praticado até o ano passado, era gerido pelos próprios diretores das escolas de forma a garantir que, em todos os turnos, houvesse ao menos um pedagogo trabalhando. Também alegam que a manutenção dessa metodologia de trabalho não trará impacto financeiro ao caixa do governo.

“Sou um dos que advoga a volta da situação que era. Entendo que as escolas devem ter autonomia para decidir essa questão e se adequar conforme cada realidade, sem nenhum prejuízo ao esquema pedagógico nem aos alunos. Mas não sou o governo por completo, sou apenas uma parte dele. Portanto, em consonância com todos vocês, vamos buscar fazer esse trabalho de convencimento junto à Seed”, finalizou Hussein Bakri. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos