28 de março de 2019

Ratinho Junior apresenta oportunidades de parcerias com o setor privado

Divulgação

O governador participou hoje, 28, do encontro ‘GRI PPPs e Concessões 2019’, em São Paulo. Ele destacou que o Paraná planeja parcerias nas áreas de saúde, iluminação pública, presídios e infraestrutura.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) apresentou hoje, 28, durante palestra no encontro ‘GRI PPPs e Concessões 2019’, em São Paulo, as oportunidades de parcerias com a iniciativa privada que o governo do Paraná está preparando. Ele reforçou que o Estado possui a legislação mais moderna do país na área de desestatização.

Ratinho Jr. destacou que o Paraná se prepara para concessões e parcerias nas áreas de saúde, iluminação pública, presídios, unidades de conservação, turismo e infraestrutura. Ele ressaltou que já existe um trabalho conjunto com a União para a inclusão de 1.000 quilômetros de rodovias estaduais no pacote de concessões que o governo federal está preparando.

O governador também reforçou a capacidade que o agronegócio paranaense tem de oferecer alimentos ao mundo, lembrando que para isso é preciso melhorar a infraestrutura e a logística de transporte. Ele defendeu o projeto do corredor ferroviário bioceânico, entre Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile, que pode levar a produção do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com mais agilidade ao mercado asiático.

“É uma questão geográfica. Ficamos a alguns quilômetros de 70% do mercado consumidor da América do Sul. Nossa vocação é o agronegócio e a grande demanda do mundo é o alimento. Seremos o hub logístico da América Latina. Estamos trabalhando com a Itaipu para fazer o projeto executivo do corredor bioceânico”, afirmou Ratinho Jr.

GARANTIAS – O arcabouço legal para projetos com o setor privado é o Programa de Parcerias do Paraná (PAR), encaminhado à Assembleia Legislativa e sancionado em fevereiro deste ano por Ratinho Jr. O programa pressupõe discussões em seis grupos setoriais: infraestrutura, turismo, inovação e espaços públicos, agricultura, segurança e saúde.

Segundo o governador, a grande novidade é o Fundo para o Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura (FUNPAR). Ele destacou que a nova lei dá segurança jurídica aos setores público e privado, fortalece a agência reguladora e cria um ambiente atrativo.

O PAR também prevê um Fundo Garantidor, um banco de projetos executivos e a participação de órgãos como a Controladoria-Geral e a Procuradoria-Geral do Estado, o que transfere robustez para os projetos.

GRI PPPS E CONCESSÕES – É uma iniciativa do GRI Club Infra LatAm e aconteceu pela terceira vez no Brasil. O evento concentrou debates sobre infraestrutura e foi realizado em parceria com o Banco Mundial e a Frente Nacional de Prefeitos. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos