Arquivo
Parlamentar falou sobre os desafios para 2020 e Comissão Especial da Condenação em Segunda Instância, da qual é vice-presidente.
O deputado federal Aliel Machado (PSB) realizou hoje, 27, durante reunião da Comissão de Educação, uma série de questionamentos ao ministro da Educação, Ricardo Vélez. O parlamentar foi um dos autores do requerimento para que Vélez comparecesse a sessão.
Por ter apresentado o pedido, Aliel teve a preferência nas perguntas e levantou várias questões que considera preocupantes. “Em menos de três meses nós temos quinze exonerações em cargos estratégicos e importantes, além de pelo menos seis recuos de decisões do Ministério da Educação. Inclusive sabemos que pessoas de fora do país, com interesses políticos, têm influência nessas decisões”, alegou o parlamentar.
Durante seu discurso Aliel também citou a declaração do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), de que o Ministério “precisa de um freio de arrumação”. “Temos muitas preocupações. Como os quase 13 mil cargos excluídos das universidades, que já estão em estágio de sucateamento. Temos o problema do congelamento dos investimentos pelos próximos 20 anos para a Educação no nosso país. E por fim, uma preocupação muito grande sobre a reforma da Previdência, que vai alterar muito a vida dos nossos professores”, concluiu Aliel.
A reunião durou quase três horas e cerca de cinquenta parlamentares se inscreveram para realizar questionamentos ao ministro. (Com assessoria)