26 de março de 2019

Ratinho Junior confirma R$ 32 milhões para a saúde no Paraná

Divulgação

O anuncio foi feito ontem, 25, durante a cerimônia de posse do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Recursos serão destinados para os hospitais que atendem pelo SUS, municípios e programas da área.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) confirmou ontem, 25, o repasse de R$ 32 milhões para custear programas da área da saúde do Paraná.

Os recursos serão destinados a programa de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde, programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), núcleos de apoio à saúde da família, incentivo de custeio à oncologia, centro de atenção psicossocial e política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.

O anúncio foi feito durante a solenidade que formalizou a posse do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Os recursos regularizam repasses que estavam defasados e serão repassados pelo Fundo Estadual aos Fundos Municipais de Saúde. Essas transferências, na modalidade Fundo a Fundo, estão sendo organizadas por meio da nova regra de financiamento.

O governador ressaltou que os recursos atendem necessidades de uma área prioritária para o Estado. “Temos parceria com hospitais filantrópicos, hospitais públicos municipais e estadual e, também, com as secretarias municipais de saúde para melhorar o primeiro atendimento, aquele das unidades básicas”, disse Ratinho Jr.

DEVER DE CASA – Uma nova portaria criou duas contas em cada cidade, uma de custeio e uma de investimento. Até então os municípios precisavam acessar várias contas para chegar até a liberação das verbas do Estado.

“Fizemos esse dever de casa. A partir da Resolução 74/2019 estamos colocando esse dinheiro à disposição dos prefeitos e de todas as entidades que se sustentam com esses recursos”, afirmou o secretário.

PRIORIDADES – Ratinho Jr. lembrou que as diretrizes para a gestão são investimento em tecnologia, regionalização do atendimento e atenção prioritária às pessoas.

“Temos que avançar naquilo que já foi feito e pensar em novas tecnologias para a Saúde. O secretário Beto Preto vem com esse desafio. Queremos inovar, repensar a máquina pública. O mundo se transformava a cada 100 anos. Hoje se transforma de ano em ano ou meses e temos que acompanhar”, declarou o governador.

TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO – Beto Preto destacou a transparência como plataforma de interação com a população e a necessidade de melhorar os consórcios intermunicipais. “Vamos lutar pela construção de um sistema de saúde que possa levar carinho e atendimento às pessoas, perto de onde elas moram. Vamos falar com transparência. Esse é o compromisso do governador. Vamos garantir serviços mais perto das casas das pessoas e criar uma rede de assistência para contemplar todas as regiões”, garantiu.

VACINAS – O secretário também destacou que o governo do Estado trabalha para incentivar a vacinação em todas as faixas etárias. “Temos conversado com o governo federal. Estamos remanejando as regionais para que não falte aporte da imunização contra a meningite e outras doenças”, assegurou Beto Preto. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos