Divulgação
O prefeito de Curitiba se filiará ao Democratas. Ele já chega na sigla ocupando cargo na Executiva Nacional e como pré-candidato à reeleição, em 2020.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), aceitou na manhã de hoje, 22, o convite para se filiar ao Democratas (DEM). Greca já chega ao partido ocupando cargo na Executiva Nacional e como pré-candidato à reeleição na Prefeitura, em 2020. A formalização deverá ser feita nos próximos dias.
O aperto de mãos com o presidente nacional do partido, Antônio Carlos Magalhães Neto, foi feito no pavilhão de exposições do Parque Barigui, onde está acontecendo a Smart City Expo Curitiba. “É um dos mais conceituados e reconhecidos gestores públicos no Brasil. Ele tem uma história em nosso partido, vai ser uma referência do Democratas”, afirmou Neto, que também é prefeito de Salvador.
“Vamos procurar construir uma aliança. A minha reeleição só será justa se ela for voltada para o bem de Curitiba”, declarou Greca. A troca de partido do prefeito, eleito para o cargo em 2016 pelo PMN, foi intermediada pelo presidente do Diretório Regional do DEM no Paraná, deputado federal Pedro Lupion.
Greca justificou que a troca de sigla é consequência de que, por não ter atingido o número mínimo de votos da cláusula de barreira nas eleições do ano passado, o PMN não terá acesso ao fundo partidário nem tempo de televisão no horário eleitoral gratuito.
QUINTA MUDANÇA – Esta é a quinta mudança de partido da carreira política de Greca. Ele estreou no PDS, em 1982, e passou para o PDT no ano seguinte. Em 1997 seguiu para o PFL (que hoje é o DEM, para onde está voltando), ficando até 2003. Foi nessa época que Greca assumiu o Ministério do Esporte e Turismo do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Posteriormente passou para o PMDB e, em 2015, filiou-se ao PMN. O DEM já tinha feito parte da base de apoio a Greca na última eleição para a Prefeitura de Curitiba. (Com informações da Gazeta do Povo)