Divulgação
O case apresentado pela Companhia durante o Congresso do Smart City Expo foi o da cidade de Ipiranga. Há um ano, na primeira edição do evento, a Companhia falava das previsões para o projeto que estava implantando no Município, na região dos Campos Gerais.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está participando do Smart City Expo Curitiba trazendo um pouco das cidades inteligentes para dentro da realidade do consumidor.
A Copel levou ao evento um estande que simula as características de uma residência com geração distribuída de energia e está apresentando os resultados já percebidos com a implantação da primeira cidade 100% inteligente do país. “Nós estamos falando das cidades do futuro, cidades inovadoras, com uma integração que vai do acompanhamento do consumo de energia em casa à prestação de serviços por parte dos entes públicos. A eletricidade é parte intrínseca desse processo e a Companhia tem investido significativamente nas smart cities”, contou o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.
O case apresentado pela Companhia durante o Congresso do Smart City Expo foi o da cidade de Ipiranga. Há um ano, na primeira edição do evento, a Companhia falava das previsões para o projeto que estava implantando no Município. “Hoje, estamos aqui para mostrar os resultados”, disse o diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Orfali. “Já colhemos frutos de benefício direto ao consumidor. As informações de falta de energia, por exemplo, chegam imediatamente à Copel, de forma automatizada e com total confiabilidade”, acrescentou.
Entre outros benefícios está a medição de consumo a distância, totalmente automática, e a possibilidade de religar consumidores cortados em questão de minutos. “Estamos se transformando em uma rede de energia integrada a uma de comunicação. Observamos a conectividade, prevemos falhas no sistema e o consumidor também acompanha a evolução do seu consumo, dando um parâmetro real do uso da energia”, contou o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori.
A Companhia está iniciando o mesmo projeto de Ipiranga nas cidades de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. A compra dos medidores já está sendo licitada e a previsão é que comecem a ser instalados ainda no segundo semestre deste ano. (Com AEN)