19 de março de 2019

Paraná integrará projeto federal de segurança pública

Divulgação

O Estado foi um dos escolhidos para participar do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O governador Ratinho Junior esteve hoje, 19, com o secretário nacional da Segurança Pública, Guilherme Theophilo.

O Paraná é um dos cinco Estados brasileiros escolhidos pelo governo federal para participar do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O projeto-piloto, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, visa reduzir crimes por meio de ações integradas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) reuniu-se hoje, 19, com o secretário nacional da Segurança Pública, Guilherme Theophilo, que fez uma breve apresentação do projeto. O encontro ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Ratinho Jr. garantiu que a segurança pública é uma das prioridades do Estado. “Nós estamos tomando uma série de ações nessa área e ter um representante nacional aqui nos ajuda a fazer com que todas as medidas que desejamos implantar no Paraná possam acontecer”, afirmou o governador.

PROJETO – A proposta prevê o diagnóstico de criminalidade, cooperação entre forças policiais, planejamento de força-tarefa e ações de segurança pública integradas com as áreas de saúde, educação, habitação, emprego, cultura, esporte e turismo. No Paraná, a iniciativa vai ser implantada inicialmente no Município de São José dos Pinhais.

“O governo do Paraná foi escolhido pelo interesse demonstrado quando anunciamos o projeto”, destacou Theophilo. “O diagnóstico local será feito junto com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná para nos fornecer dados, que serão anunciados em breve. Depois disso será feito um reconhecimento do campo para estabelecer as metas e rumos que iremos tomar”, explicou o secretário.

Além de São José dos Pinhais, as cidades de Ananindeua, no Pará, Goiânia, em Goiás, e Cariacica, no Espírito Santo, também vão participar. O quinto município será da região Nordeste do país, mas ainda não foi definido. A escolha das localidades foi baseada nas estatísticas e nos índices de criminalidade de cada região. Após a fase inicial do projeto, ele será expandido para outros estados do Brasil.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, disse que a ligação do Estado com o governo federal no combate à criminalidade é fundamental em todas as áreas. “Certamente o Paraná tem interesse em aceitar aqui esse projeto-piloto que vai nos ajudar, inclusive, a aprimorar as nossas estatísticas a respeito da criminalidade”, apontou.

Carbonell reforçou também que os governos do Estado e federal têm um excelente vínculo. “Nós temos ligações antigas e bastante consolidadas com toda a área nacional da segurança pública e estamos aproveitando isso para podermos interagir cada vez mais”, concluiu o secretário. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe prefeitos do Paraná em Brasília e alinha novos projetos

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos