Praça Simon Bolívar em Oficinas recebe revitalização de jardins
03/02/17
Divulgação
Recursos para compra de plantas vêm de compensação financeira pelo corte de árvores na cidade
Quem passa pela Avenida Visconde de Mauá, em Oficinas, pode perceber a movimentação de trabalhadores nos jardins da Praça Simon Bolivar. O espaço público está recebendo um novo paisagismo, através do projeto Primavera o Ano Todo.
Executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a coordenação da especialista em paisagismo Elisangela Schnaider e da engenheira agrônoma Isabel Meister, o projeto consiste no plantio ou replantio de grama, flores, arbustos e árvores em canteiros e praças da cidade.
Este projeto foi possível graças a lei 11.233/2012, que prevê a compensação ambiental para o corte de árvores. “Quem consegue autorização para cortar árvores no município tem que compensar o meio ambiente, devolvendo em flores, arbustos, grama e árvores”, explica Isabel. A quantidade de mudas a ser destinada ao município é proporcional ao diâmetro e espécie da árvore que tem o corte autorizado.
Desde 2016, os canteiros de flores como begônia, buxinho podado, bromélias zebra, bromélia mini, lírio da paz, strelitza, azaleia, entre outras, podem ser apreciados em mais de 15 localidades que incluem rotatórias, avenidas, praças e até n Aeroporto Sant’Ana.
O projeto será contínuo ao longo do ano todo e em todas as regiões da cidade. “O principal benefício desta iniciativa é embelezar a cidade, através das flores e arbustos e, ainda, amenizar a incidência de sol e melhorar a qualidade do ar, com o plantio de árvores. Queremos deixar Ponta Grossa cada vez mais agradável” destaca Isabel. (Com assessoria)