Divulgação
Próxima audiência pública está marcada para a primeira quinzena de março.
Foi realizada hoje, 19, mais uma etapa da revisão do Plano Diretor (PD) e da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob): uma oficina com representantes do governo municipal sobre as diretrizes e propostas sugeridas para o Plano de Ação de Investimentos (PAI), que representa a última fase da produção dos documentos. Participaram da discussão o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), a vice-prefeita Elizabeth Scmidt (sem partido), secretários municipais, equipe técnica da Prefeitura e representantes da Urbtec, consultoria contratada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) para a gestão do processo.
O encontro faz parte da última fase de desenvolvimento dos planos. A discussão pelo governo dos pontos levantados pela população nas oficinas comunitárias promovidas em janeiro, irá compor o PAI, que deve ser apresentado à comunidade no dia 13 de março, na sexta e última Audiência Pública prevista no cronograma.
Entre os pontos levantados pelo PD e pelo PlanMob, que têm a responsabilidade de planejar a cidade para os próximos dez anos, estão temas como zoneamento e ocupação de solo, verticalização do Município, sistema viário e transporte público. “Promover a verticalização apenas onde há estrutura para isso é um dos exemplos práticos dessas diretrizes”, explica Ciro Ribas, presidente do Iplan.
Foram discutidos diversos temas propostos. “Temos que definir o potencial construtivo no entorno do Parque de Olarias, por exemplo, e continuar levando a discussão para a população, que deve participar das ações comunitárias para que os documentos sejam realmente eficazes”, aponta o prefeito Marcelo Rangel.
Todo o andamento do processo de produção dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana pode ser conferido no site oficial: http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br. (Com assessoria)