Divulgação
A medida, anunciada na reunião do secretariado hoje, 19, respalda o compromisso de transparência da administração pública. As agendas vão agregar data, horário, presenças e o grau de publicidade (privada ou pública).
Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a Controladoria Geral do Estado (GGE) editou uma resolução e solicitou a todos os secretários de Estado a divulgação de suas agendas nos portais institucionais das respectivas pastas. O objetivo é disponibilizar a ferramenta para consulta pública até o começo de março.
A medida, anunciada na reunião do secretariado de hoje, 19, respalda o compromisso de transparência da administração pública. A ferramenta integra o programa de compliance do Estado.
Segundo Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, as secretarias usarão a ferramenta Gestão Integrada de Relacionamento (GRI), desenvolvida pela Celepar, para alimentar as agendas. Elas vão agregar data, horário, presenças e o grau de publicidade (privada ou pública). As equipes da CGE estão capacitando os responsáveis pelos gabinetes para facilitar a migração.
“A CGE está solicitando aos secretários e determinando que todas as agendas e compromissos da mais alta administração, diretores, presidentes de autarquias, estejam dispostos no portal institucional de cada secretaria. Futuramente essas informações serão migradas para o Portal de Transparência”, afirmou Siqueira.
O controlador-geral também explicou que a resolução oferece mais segurança aos próprios secretários e diretores. “Facilita a agenda, documenta os atos do Poder Público e a sociedade terá esse conhecimento”, destacou. A medida responde a solicitações do Ministério Público Federal (MPF) e da organização Transparência Internacional.
COMPLIANCE – O Paraná foi o primeiro Estado do país a desenvolver um programa de transparência nas ações públicas. O programa envolve concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa, além de uma ouvidoria para receber denúncias da sociedade sobre desvios de conduta de colaboradores, servidores e autoridades.
O programa estadual já inspirou a adesão do município de Ponta Grossa ao princípio da transparência e deve se estender para outras cidades do Paraná.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – A Controladoria Geral do Estado também será responsável por comandar o Portal da Transparência do Paraná. Para o controlador-geral do Estado, a mudança visa dar mais celeridade na apresentação das informações de todos os órgãos do Paraná.
Um dos projetos já encaminhados internamente no governo e que deve integrar essa estrutura é o decreto que regulamenta a transmissão de todas as licitações do governo estadual. (Com assessoria)