Encerram na próxima quinta-feira, 21, as inscrições para os cursos técnicos do programa Pronatec/Mediotec da rede estadual de ensino. São 1.380 vagas em 16 cursos disponíveis em 37 escolas estaduais de 26 municípios.
Os cursos são ofertados na modalidade concomitante, em que o aluno cursa o ensino médio regular em um turno e faz as disciplinas técnicas no contraturno escolar, não necessariamente na mesma instituição de ensino.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados a partir da 2ª série do ensino médio da rede estadual e que tenham no mínimo 15 anos completos. A lista completa dos cursos pode ser consultada no site www.educacao.pr.gov.br.
“Os cursos concomitantes do Mediotec são mais uma oportunidade para estudantes da rede estadual ampliarem seus conhecimentos e possibilidades de trabalho. Além de ser gratuito, assim como os demais cursos profissionalizantes da rede estadual, o Mediotec também garante aos estudantes um auxílio-transporte e um kit com materiais didáticos”, explica a chefe interina do Departamento de Educação Profissional, Angela Carstens.
CURSOS – Os cursos do Mediotec são: Administração, Alimentos, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eventos, Farmácia, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Portos, Química, Recursos Humanos e Vestuário.
Estão disponíveis 30 vagas em cada turma. Caso haja uma procura maior que o número de vagas, ocorrerá um processo seletivo. As aulas começam em 7 de março e têm duração de um a dois anos, dependendo do curso.
PROCESSO SELETIVO – A Secretaria da Educação do Paraná realizou na semana passada, entre os dias 13 a 15, as inscrições para o Processo Seletivo Interno de Bolsista de professores, pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais para atuar nos cursos do Mediotec. Participaram profissionais do Quadro Próprio do Magistério e professores com contratos em aberto por meio do Processo Seletivo Simplificado.
PRONATEC – O Programa Nacional de Acesso à Educação Profissional e Emprego tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, ampliando, assim, as oportunidades educacionais dos trabalhadores. (Com assessoria)