Divulgação
Norberto Ortigara, destacou ontem, 13, que atuará para fomentar iniciativas locais e ouvir as demandas de organizações, associações e cooperativas.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, garantiu o apoio do governo do Paraná para pequenos produtores, durante dois eventos ontem. 13. Em Bituruna, ele esteve do Mate Talks, que debateu políticas públicas e novidades para o mercado da erva-mate. Fortalecimento da assistência técnica, divulgação para o incentivo ao consumo do mate, revisão de questões tributárias, criação de produtos diferenciados e organização de um comitê gestor da erva-mate foram algumas metas discutidas.
Ortigara destacou que os pequenos produtores serão apoiados com a atuação de profissionais da Emater e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que ajudam a fortalecer os elos da cadeia. Ele acrescentou que também deve haver avanços com novas iniciativas, somadas à lei Nº 19636, que institui a Política Estadual de Incentivo à Erva-Mate.
“O Estado está presente com seus pesquisadores e técnicos somando forças. Vamos atrás de crédito, de fomento à iniciativas locais, de organizações, associações e cooperativas para ouvir suas necessidades, particularmente com agricultores familiares, que têm mais carências e são prioridade nas ações do poder público”, disse o secretário. Ortigara também informou que nos próximos dias devem ser lançados editais para habilitar pequenas cooperativas para ter acesso a recursos públicos.
PANORAMA – O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil. Dos 14 mil agricultores da região Centro-Sul, 10 mil têm erva-mate em suas propriedades. Em todo o Estado, 37 mil agricultores têm a erva-mate na composição da renda.
Para o gerente regional da Emater em União da Vitória, Cleacir Junior Dall Agnol, 2019 será o ano da erva-mate. “A Secretaria a Agricultura está disposta a ajudar a região do Centro-Sul a promover o desenvolvimento e agregação de valor à produção de erva-mate. E a Emater tem o compromisso de melhorar a renda do produtor rural e promover o desenvolvimento regional”, salientou Agnol.
De acordo com ele, a principal meta é garantir a entrega de uma matéria-prima de qualidade para a indústria. “Percebemos a importância da erva-mate como um produto sustentável para a região”, disse. O instituto lançou um manual de boas práticas agrícolas, que estimula a valorização das questões sociais e ambientais com bom ganho econômico.
METAS – “Tenho certeza de que vamos conseguir avançar muito na cadeia produtiva da erva-mate com o apoio do governo do Estado, principalmente na discussão de políticas públicas”, disse o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.
O evento foi organizado pela Associação Biturunense da Erva-mate (Abem), Prefeitura do Município, Sítio Três Meninas, Meta Mate e Matte n’Roll.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), que também participou do evento, lembrou seu projeto de lei que institui o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos no Estado como Dia do Produtor da Erva-Mate, uma homenagem aos produtores rurais da Região Sul do Paraná.
DIA DE CAMPO NA LAPA – Na Lapa, Ortigara participou da abertura do Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, evento destinado à troca de experiências e transferência de tecnologia. O secretário falou sobre o esforço do governo do Estado em dar oportunidades aos produtores para garantir acesso ao conhecimento. “A inovação nos leva a resultados melhores, reduz nossos custos. A gente se coloca à disposição das cooperativas”.
A cooperativa cresceu 21% em relação ao ano passado. “Esse empenho em tecnologia é o que sustenta a agricultura nacional e o desenvolvimento da cooperativa. Vemos o Estado como um forte aliado para evoluir na questão de seguro agrícola, política agrícola e outras frentes”, disse o diretor-presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio. (Com AEN)