Em um mês de trabalho, o jovem advogado tem mostrado não apenas capacidade, mas coragem para o exercício da função, fazendo o que o seu antecessor não fez em aproximadamente um ano e meio
No meio jurídico ninguém apostava na capacidade do jovem advogado Marcus Vinícius Freitas dos Santos - "Marquinhos" para o cargo de Procurador Geral do Município. Informações dão conta que até o prefeito Marcelo Rangel (PPS) tinha lá as suas dúvidas se "Marquinhos" estaria à altura do cargo.
Em um mês de trabalho, o jovem tem mostrado não apenas capacidade, mas coragem para o exercício da função, fazendo o que o seu antecessor, Doutor Dino Athos Schurut, não fez em aproximadamente um ano e meio. Talvez por acumulo da função com a presidência da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR) ou talvez por negligência.
"Marquinhos" estima que R$ 300 milhões podem ser recuperados judicialmente de contribuintes que possuem dívidas em atraso com o Município. Ele também pretende protestar os contribuintes que tiverem a Certidão de Dívida Ativa (CDA) negativa, medida que se tornou possível desde o final do ano passado. Outra ação que vem sendo adotada por Freitas é um estudo visando a revisão das isenções fiscais concedidas historicamente e a atualização da Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV), que não é reajustada pela Prefeitura desde 1998, o que deve elevar significativamente a receita do Município.
As medidas são impopulares, principalmente para o empresariado. "Marquinhos" está mexendo num 'enxame de abelhas', mas que é necessário diante da grave crise que enfrenta o país, que tem reflexos diretos na economia local e no Orçamento do Município.
Aos poucos a 'altivez' do Doutor Dino Schurut vai caindo e se tornando 'despeito' do seu sucessor na Procuradoria Geral do Município. Nem sequer o prestígio que gozava junto aos servidores do Palácio da Ronda é mais o mesmo após o seu rebaixamento no primeiro escalão do governo municipal. Aqueles que antes o bajulavam, agora mal lhe cumprimentam. É difícil prever a permanência do advogado 'boa pinta' no núcleo duro do prefeito Marcelo Rangel e até mesmo no governo municipal, já que enfrenta desgaste junto a setores da sociedade e será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias na fila e nos contratos da PROLAR, no retorno dos trabalhos da Câmara Municipal.
Já "Marquinhos" consolida a sua posição no núcleo duro e, com o retorno do prefeito Marcelo Rangel das suas férias nesta semana, se posiciona ao lado dele como 'homem forte' do governo municipal.