7 de fevereiro de 2019

Turismo e novos negócios são estratégias para as regiões mais carentes do Paraná

Divulgação

Assunto foi debatido na reunião do governador Ratinho Junior com o secretariado, em Cascavel. Proposta é impulsionar o desenvolvimento para ampliar as oportunidades de emprego e renda.

A ampliação do turismo e a atração de novos negócios para aumentar as oportunidades de emprego e renda estão entre as estratégias do governo do Estado para melhorar o desenvolvimento dos municípios mais pobres do Paraná. O assunto foi debatido hoje, 07, na reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) com o secretariado.

Esta foi a primeira reunião da equipe de governo fora do Palácio Iguaçu e aconteceu no Show Rural Coopavel, em Cascavel, cidade que se tornará hoje e amanhã, 08, a sede do Poder Executivo estadual.

O governador contou que a proposta é impulsionar o desenvolvimento para assegurar os empregos e melhorar a qualidade de vida da população. “O nosso foco é desenvolver as regiões mais pobres do Estado”, disse ele. “Ficaremos atentos às áreas mais carentes do Paraná, com ações e estratégias para melhorar a vida das pessoas”, completou.

DIAGNÓSTICO – Um diagnóstico do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) identificou 47 municípios como prioritários para receber as políticas públicas do Estado. São as cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com a menor renda per capita do Paraná. Elas estão localizadas, principalmente, na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro-Sul e no Norte Pioneiro.

TURISMO E INVESTIMENTO – Entre as estratégias do governo está a de ampliar o turismo no Paraná, já que a atividade tem potencial para gerar um grande número de empregos. Ao mesmo tempo, o Estado trabalha para facilitar a atração de investimentos.

Este trabalho está sendo feito pela Paraná Desenvolvimento, que pretende fortalecer o elo com a iniciativa privada para atrair novos negócios. Entende-se que eventos como o Paraná Day (realizado na terça-feira, 05, e que reuniu investidores nacionais e internacionais) contribuem para criar um ambiente propício para o progresso.

“A palavra de ordem é aproximar a iniciativa privada do governo. A ideia é que o Estado amplie o diálogo com o setor privado”, afirmou o presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin.

RETORNOS – Na reunião, Bekin explicou que o Paraná Day já rendeu frutos ao Estado. A Paraná Desenvolvimento foi procurada pela Blockchain Research Institute (BRI), entidade canadense que concentra tecnologias de comunicação, incluindo a plataforma onde funcionam os serviços de criptomoedas. “A BRI nos procurou para firmar uma parceria com o Estado. Com isso, o Paraná pode se tornar o maior hub de blockchain na América do Sul”, explicou ele. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos