Divulgação
A cerimônia aconteceu no Teatro Guaíra, em Curitiba, e contou com a presença do governador Ratinho Junior e do secretário de Estado da Educação, Renato Feder.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) participou hoje, 29, da homenagem do governo do Paraná às escolas estaduais que alcançaram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017.
De acordo com Ratinho Jr., o avanço no Ideb retrata a melhoria do ensino e aprendizagem, tem repercussão na comunidade e impacta, inclusive, no desenvolvimento econômico e social do Estado. O crescimento do Paraná e do Brasil, apontou ele, está ligado ao desempenho da educação.
A entrega das placas aconteceu durante a abertura da terceira etapa do Seminário Aprendizagem em Foco 2019, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. As escolas homenageadas pertencem a 15 Núcleos Regionais da Educação. Foram destacadas as melhores nas categorias ensino fundamental, ensino médio e as que apresentaram maior avanço no índice.
PLANEJAMENTO – Para o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, é preciso conhecer o patamar em que o ensino do Paraná se encontra para, então, planejar onde deverá chegar. Para isso, a gestão irá criar uma prova diagnóstico, com a intenção de avaliar o desenvolvimento educacional. “É uma avaliação da escola, para que o diretor e o quadro de pedagogos possam saber o que os estudantes estão aprendendo e quais são as dificuldades”, explicou Feder.
Em março as escolas do Paraná devem receber as primeiras avaliações. A partir de então, os professores terão uma visão geral sobre quais habilidades a escola deve focar.
MELHORAR CONDIÇÕES – Ratinho Jr. ressaltou projetos que estão sendo estruturados pelo governo do Estado e que deverão ajudar a melhorar as condições de aprendizagem. “Vamos começar oferecendo segurança pública para as escolas. Em fevereiro, lançaremos o projeto Escola Segura, trazendo policiais da reserva da Polícia Militar para ficar na porta das unidades. Os profissionais vão nos ajudar a cuidar dos alunos e também dos professores”, explicou ele.
O governador mencionou outras duas medidas que estão em fase de implementação: o de reforço na alimentação dos estudantes e o de intercâmbio de professores e alunos, que os dará oportunidade para conhecerem outros países.
HOMENAGEADAS – A Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba, foi destaque principal entre as instituições de Ensino Fundamental. A diretora Célia Regina Guernieri enfatizou o trabalho coletivo no bom desempenho da instituição. “Quando a equipe está comprometida com a família, isso reflete diretamente no aprendizado do aluno”, disse a diretora.
O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, teve a melhor nota em relação às instituições do ensino médio. “Somos um colégio agrícola que funciona em tempo integral. Além de estrutura física, o comprometimento dos professores faz a diferença no desenvolvimento educacional”, afirmou o diretor Eros Berg Ferreira.
A unidade com o maior avanço no Ideb foi o Colégio Estadual Doutor Afonso de Camargo, de Rio Azul, no Centro-Sul do Paraná, que conquistou avanço de 2,6 pontos, entre os anos de 2015 e 2017. “O primeiro passo foi entendermos as razões pelas quais a nota estava baixa. A partir disso, estabelecemos diretrizes para melhorar e, consequentemente, a nota aumentar”, contou a diretora Gisele Machado.
ATUAÇÃO DO DIRETOR – Durante a cerimônia, a vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, que é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, ministrou uma palestra sobre a importância da liderança dos diretores nas escolas estaduais. “A atuação do diretor tem impacto direto na qualidade de ensino dos alunos, considerando que o bom profissional fará a gestão de pessoas e de processos na escola com esse foco, que é a missão institucional dos colégios”, apontou Isolda.
SEMINÁRIO REUNIU 1.200 PROFISSIONAIS – O encontro de Curitiba concluiu o Seminário Aprendizagem em Foco 2019, que foi dividido em três etapas e reuniu cerca de 1200 diretores das escolas da rede estadual, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e técnicos pedagógicos, para debater assuntos ligados ao ensino e realizar troca de experiências.
As duas outras etapas foram em Faxinal do Céu, no Município de Pinhão (Centro-Sul), na semana passada. Em Curitiba, participaram profissionais dos Núcleos Regionais da Capital, pedagogos e chefes dos Núcleos Regionais da Educação de Apucarana, Cornélio Procópio, Ibaiti, Irati, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória, Wenceslau Braz, além de municípios da área Metropolitana Norte e Metropolitana Sul.
“Faremos encontros e oficinas frequentes com os Núcleos Regionais. Queremos atuar juntos, formando uma grande rede de ensino da educação”, garantiu Feder. (Com AEN)