A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, divulgou hoje, 10, o balanço da movimentação no Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana (PGZ) no ano de 2018. Desde que voltou a realizar voos comerciais, em 2016, a movimentação de aeronaves aumentou 181% e o número de passageiros cresceu 208%.
Em 2018, foram realizadas 7.700 decolagens e 7.727 pousos, movimentando 42.193 passageiros; em 2017, foram 8.377 pousos e decolagens e 29.508 passageiros e em 2016, 5.475 entradas e saídas de aeronaves, resultando na circulação de 13.666 pessoas. Os números consideram todos os voos operados no Aeroporto Sant’Ana, que incluem o aeroclube, executivos, comerciais (através da Azul Linhas Aéreas) e serviços aeromédico.
De acordo com o superintendente do PGZ, Victor Hugo de Oliveira, os dados demonstram que o aeródromo caminha na direção correta e apontam para um crescimento ainda maior. “O comparativo entre 2016 e 2018 revela que a população comprou a ideia. Estamos instalados em um local privilegiado, com posto de combustível próprio e atuando na melhoria do Aeroporto”, afirmou Oliveira.
NOVOS EQUIPAMENTOS – Ontem, 09, o prefeito e secretário de Industria, Comércio e Qualificação Profissional, Marcelo Rangel (PSDB), protocolou em Curitiba a documentação para liberação da instalação do PAPI (do inglês, Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação), equipamento de auxílio visual que fornece informações de orientação para proporcionar mais segurança aos pousos. Rangel aproveitou para tratar os ajustes da inserção do IFR ou Regras de Voo por Instrumentos (do inglês Instrument Flight Rules), que será protocolado na próxima segunda-feira, 14. (Com assessoria)