Além dos Arenitos, os visitantes poderão ir até Furnas e Lagoa Dourada, que estavam com visitação restrita desde o fim do ano passado
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, voltou a receber desde ontem os visitantes. Além dos Arenitos, os visitantes poderão ir até Furnas e Lagoa Dourada, que estavam com visitação restrita desde o fim do ano passado.
A restrição se deu por conta do encerramento do contrato entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela gestão da Unidade de Conservação, e a Paraná Projetos, responsável pelo atendimento ao público no local. Durante esse período, funcionários do Instituto e terceirizados aproveitaram para fazer a manutenção e avaliação das condições ambientais dessa parte da Unidade de Conservação.
Para abrir a visitação nesses locais, o IAP mobilizou funcionários para dirigir os ônibus do parque que levará os visitantes de Furnas para a Lagoa Dourada. “Estamos fazendo um esforço com todos os servidores para que os visitantes possam aproveitar ao máximo a Unidade de Conservação, só assim poderemos garantir a continuidade da preservação do meio ambiente”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Os ônibus estarão à disposição dos visitantes para fazer os trajetos do Centro de Visitantes aos Arenitos e de Furnas à Lagoa Dourada. “Quem tiver o interesse de conhecer esses pontos e comprado os ingressos, poderá ir de carro até o estacionamento em Furnas e de lá pegar o ônibus para ir até a Lagoa Dourada”, diz o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Guilherme Vasconcellos.
De acordo com o diretor, serão quatro viagens com 44 lugares de Furnas à Lagoa Dourada nos dias em que o parque estiver aberto. Os ônibus sairão do ponto de partida às 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30.
Já para os Arenitos, os ônibus são circulares e partem do Centro de Visitantes a cada 10 minutos.