Arquivo
Incremento foi de 6,97%, acompanhando correção do salário mínimo nacional.
O Programa Mercado da Família encerra o ano de 2018 com 53.436 atendimentos realizados, nas quatro unidades em funcionamento. A estimativa é que os produtos comercializados alcançaram em torno de 160 mil pessoas neste ano. O programa pertence à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), da Prefeitura de Ponta Grossa, e oferece alimentos não perecíveis, perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Ao todo são 190 itens.
De acordo com o diretor do Mercado da Família, Emerson Sidnei Nunes da Silveira, além de ajudar na economia das famílias cadastradas, o Programa tem o objetivo de atuar na regularização dos preços dos produtos na cidade, prestando uma considerável economia no orçamento mensal da população de baixa renda do Município. Ele acrescenta ainda que o custo-benefício é uma vantagem para quem realiza as compras no local. “Em uma compra geral, os produtos de limpeza são em média 18% mais baratos que nos mercado convencionais, e os alimentos cerca de 22%”, afirma.
Para ser beneficiado pelo Mercado da Família, é necessário realizar o cadastro apresentando os documentos pessoais e comprovante de renda. Podem participar do Programa famílias com renda de até 2,5 salários mínimos e 3 para aposentados e servidores públicos. Tanto o cadastro como o recadastramento podem ser realizados em qualquer unidade do Mercado da Família.
A previsão para 2019 é a ampliação do programa, com a abertura de dois novos mercados, um no bairro de Uvaranas e outro na Nova Rússia. De acordo com Silveira, o objetivo é centralizar as unidades em pontos estratégicos da cidade para melhor atender à população. (Com assessoria)