Divulgação
O Município ocupa 83ª posição no ranking brasileiro. A avaliação é da Controladoria Geral da União e Ministério da Transparência.
Dos 399 municípios do Paraná, Ponta Grossa possui a quinta melhor avaliação na ‘Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°’, divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Transparência. A nota conquistada por Ponta Grossa (8,86) é maior que a média estadual (6,87) e nacional (6,50). O resultado coloca ainda a cidade na 83ª posição no ranking brasileiro; somente seis municípios paranaenses estão entre as cem com maior transparência.
As avaliações são realizadas para fornecer subsídios necessários ao Ministério da Transparência e CGU, além de avaliar o cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e outras normativas sobre transparência em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.
A colocação de Ponta Grossa é resultado do trabalho realizado pela Controladoria Geral do Município, órgão que atua constantemente na cobrança, fiscalização e conscientização para maior transparência pública. “O objetivo é garantir e ampliar a transparência da gestão pública, fortalecendo a participação da sociedade na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Executivo”, explica o controlador geral do Município, Lauro Costa.
De acordo com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), a transparência das ações tem sido uma das prioridades da atual gestão. “Em nosso Portal da Transparência o munícipe pode verificar o uso de nossos recursos e quais despesas estão sendo contratadas. Além disso, a cada quatro meses nosso secretário da Fazenda realiza uma audiência pública de prestação de contas, detalhando toda nossa movimentação na Câmara de Vereadores”, disse o prefeito. (Com assessoria)