Divulgação
A solenidade de formatura foi realizada no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco e contou com a presença de autoridades civis, militares e pais de alunos.
O Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formou hoje, 07, mais 624 alunos de escolas municipais de Castro. A solenidade foi realizada no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco com a presença de autoridades civis, militares e pais de alunos.
Com o grito de guerra ‘Hoje é dia de Proerd’, os alunos fizeram o juramento, cantaram o hino do programa e receberam o mascote Leão Daren.
O subcomandante da Patrulha Escolar Comunitária, Mauro Cesar Marcondes, destacou a dedicação dos professores. “É um trabalho incansável para ensinar e educar nossas crianças, para garantir o futuro delas. Vocês são os nossos mestres”, disse ele aos educadores.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que lições do Proerd conscientizam as crianças, preparando-as para resistirem às drogas e à violência. “É sempre uma alegria ver que os alunos recebem o Proerd da melhor forma possível, aprendem e levam o aprendizado para uma vida toda. É uma parceria com a Polícia Militar que muito nos honra”, ressaltou Rejane.
O secretário de Gestão Pública, Mauricio Fadel, parabenizou todos os envolvidos no programa. “Esse é um projeto importante para a educação das nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade”, afirmou Fadel.
PROGRAMA – O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede de ensino particular. Em um trabalho conjunto, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng.
As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.
Presente em 50 países, o programa é desenvolvido pela Polícia Militar e atualmente acontece em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos. (Com assessoria)