8 de novembro de 2018

Prefeitura assina contrato com clínicas veterinárias para manter castrações de cães e gatos

Divulgação

De 2013 até julho de 2018 foram castrados aproximadamente 13 mil animais.

Na tarde de hoje, 08, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) reuniu seis clínicas veterinárias, que participaram de credenciamento, em seu gabinete para assinar contratos que vão assegurar mais um ano de castrações em cães e gatos. Os procedimentos são gratuitos e encaminhados pelas Organizações Não Governamentais (Ongs).

A ação é uma das responsabilidades firmadas pelo atual governo e foi denominada de projeto Vet-Amigo, onde a partir de agora realizará mais trabalhos em conjunto com as clínicas veterinárias. “A grande importância dessa parceria é a questão de mordedura e diminuição de animais soltos nas ruas. Já participamos há cinco anos das castrações, sempre disponibilizados o serviço. Recebemos os animais das Ongs, eles fazem a triagem de todos e nos enviam, agora com a criação do novo projeto poderemos fazer ainda mais”, conta Camila Cosmoski, representante da Clínica É o Bicho.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Zoonoses, tem registros que marcam cerca de 1.800 castrações de 2007 a 2012. Já de 2013 até julho de 2018 foram castrados aproximadamente 13 mil animais. “Cuidamos da saúde animal, investimos em estruturas e equipamentos para que a cada ano consigamos melhorar ainda mais as condições dos animais abandonados. Fechar mais este contrato é a garantia de que teremos mais castrações pelos anos que virão. Montar o projeto com mutirões através das parcerias com as clínicas diminuirá os animais nas ruas e os maus-tratados”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

As castrações são disponibilizadas para pessoas que sejam cadastradas em programas assistenciais. Quem tiver interesse deve entrar em contato com umas das ONGs: Fauna, Canil Lar, APA, Volgan ou SOS Bichos, para o encaminhamento correto. “Todos os animais castrados pelas clínicas recebem microchips distribuídos pela Prefeitura Municipal, para que haja um acompanhamento e um controle dos animais que recebem o atendimento”, comenta o médico veterinário da Zoonoses, Leandro Inglês.

Até dezembro a Prefeitura Municipal pretende realizar 3.200 castrações, ou seja, até o final do ano mais de 900 animais receberão o procedimento. “Continuaremos realizando nosso trabalho e nossas atividades da melhor maneira possível, mas é importante destacar que a população também tem que ajudar, mantendo seus cães presos em seu terreno e realizando a guarda responsável”, ressalta a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

OUTROS SERVIÇOS –A Prefeitura Municipal também conta com as castrações através do projeto Castramóvel, que atende as famílias de baixa que tenham interesse em castrar seus animais. Além disso, foi inaugurado o Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR), onde os profissionais técnicos resgatam animais que passaram por maus-tratos ou geram algum tipo de transtorno para a sociedade. O CRAR é um ambiente transitório, onde os animais passam por tratamento, recebem vermífugos, são microchipados e ficam disponíveis para adoção.

A Guarda Municipal também tem um papel muito importante dentro dos cuidados com os animais. São eles que recebem as denúncias através do telefone 153 e realizam os encaminho necessários. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos