Divulgação
Lia Marcia Ferreira da Silva, docente da Escola Municipal Rural de São Sebastião, foi premiada com um automóvel zero quilômetro.
A professora Lia Marcia Ferreira da Silva, da Escola Municipal Rural de São Sebastião, venceu a etapa estadual do concurso Agrinho na categoria Solos e ganhou um automóvel zero quilômetro. A premiação do concurso aconteceu na última segunda-feira, 05, em Curitiba.
Lia concorreu com o projeto “Alunos em defesa da natureza, cuidando do seu patrimônio, o solo”, que fez uma comparação entre o plantio orgânico e convencional de morangos e abordou a formação do solo. As atividades práticas incluíram visita à casa dos alunos, acampamento à Maria Rosa do Contestado para conhecer o cultivo agroecológico, e à Fundação ABC. Os estudantes também aprenderam sobre a importância da coleta seletiva fazendo a reciclagem de materiais em suas próprias casas. Também foi feita uma blitz ecológica em frente à escola.
Em sala de aula foram trabalhados gêneros pessoais, carta e convite. Um ex-aluno palestrou sobre tecnologia no preparo do solo e um morador da localidade falou sobre como era feito o manejo do solo antigamente.
A professora destaca que quando enviou o projeto ficou na expectativa e não conteve as lágrimas quando foi informada que era uma das finalistas. “O sentimento hoje é de gratidão a Deus, minha família, minha escola e principalmente, aos meus alunos que foram protagonistas deste projeto”, disse.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressaltou que o reconhecimento é fruto do trabalho de uma professora que realmente ama o que faz e quer que os alunos aprendam e levem a experiência para a vida
AGRINHO – É a maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, que já foi inclusive replicado em outros estados e países. Todos os anos a iniciativa mobiliza cerca de 1,5 milhão de alunos e 80 mil professores em todo Paraná. Ao longo do ano, os docentes utilizam os materiais didáticos do Agrinho para levar para as salas de aula temas transversais como cidadania, ética, segurança pessoal e meio ambiente.
O Concurso Agrinho premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao longo do ano e também os alunos. (Com assessoria)