29 de outubro de 2018

OAB-PG irá eleger primeira mulher presidente

BLOG DO JOHNNY

Chapa única para a próxima eleição da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil é encabeçada pela advogada Rubia Carla Goedert.

Rafaela Czelusniak

A eleição da Subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontecerá no dia 22 de novembro. Neste ano a única chapa inscrita é a XI de Agosto, que traz a advogada Rubia Carla Goedert como presidente. O prazo para a inscrição das chapas terminou na última semana.

Rubia é a atual vice do presidente licenciado Edmilson Rodrigues Schiebelbein e está atuando no cargo principal desde agosto do ano passado. Em entrevista ao BLOG DO JOHNNY, a advogada disse acreditar que realizou um bom trabalho durante a atual gestão, o que em sua opinião justifica a inscrição de uma única chapa na disputa. Schiebelbein se afastou do cargo por motivos de saúde.

De acordo com a presidente em exercício, no período que ela assumiu, foi realizada a reforma do interior da sede e do espaço de convivência, assim como, a troca do telhado e substituição de equipamentos.

Um dos destaques da administração do atual grupo foi o trabalho em prol do advogado iniciante. Rubia conta que atualmente o Município soma mais de 2.200 profissionais inscritos na OAB, o que dificulta o trabalho de quem está começando a carreira. “Nossa preocupação é muito grande com isso. Lá na OAB nós temos o escritório compartilhado que é onde o advogado iniciante conta com toda uma estrutura. Tem sala de reunião, computador, impressora, tem tudo para ele. Porque se ele está começando não tem como manter um escritório. Isso foi uma coisa que lutamos muito para trazer para a cidade”.

Atualmente Rubia integra a chapa ‘Unida’, porém iniciará a próxima gestão com a XI de Agosto. Ela explica que, com isso, estreitará a relação entre a instituição e o Estado.

PROPOSTAS –A principal preocupação de Rubia para a próxima fase do seu mandato (2019 – 2021) é com a dignidade da advocacia. “O cenário que nós temos hoje é de advogados que não conseguem trabalhar”, lamenta. Ela falou sobre a questão da advocacia dativa (quando o advogado exerce a função de defensor público e é remunerado pelo Estado), que enfrentou problemas pois, segundo Rubia, a escolha dos profissionais era feito de modo ‘aleatório’. “Nós fizemos um trabalho para que uma lista de ordem seja obedecida para todo mundo ter a sua vez. Principalmente o advogado iniciante que depende disso porque ainda não tem clientes quando se forma. Minha preocupação era essa. Então hoje aqui nós temos isso e eu quero continuar esse trabalho para que exista a lista e seja feita uma escala”, defende.

Outra questão abordada pela presidente em exercício foi a atuação de falsos advogados e a captação de clientelas através de empresas. No ponto de vista de Rúbia isso é prejudicial ao advogado que está regularmente inscrito na OAB. “Nós queremos eliminar isso”, declarou.

Além das 37 comissões que estão atuando na OAB-PG, Rubia quer trabalhar na criação de mais três: Direito Sistêmico, Agronegócio e Compliance. “Por meio das comissões queremos fiscalizar e trabalhar em prol de questões de direito de qualquer cidadão. Nós vamos atuar de maneira rigorosa e afetiva. A nossa intenção é fazer uma OAB bem atuante”, destacou.

PRIMEIRA PRESIDENTE MULHER –Em 40 anos da OAB-PG, Rubia foi a primeira mulher a assumir a presidência da instituição interinamente como vice e, agora, oficialmente como presidente. Ela comemora o fato histórico e acredita na importância do seu nome frente ao cargo. “Eu assumindo a OAB mostra que as mulheres estão cada vez mais se destacando. Cada vez mais a confiabilidade na mulher aumentou. Eu quero, enquanto presidente da OAB, poder mostrar com o meu trabalho que a mulher no Brasil merece o seu espaço e ela está conquistando isso”, manifestou.

CONFIRA QUEM SERÃO OS MEMBROS DA PRÓXIMA GESTÃO:

Rubia Carla Goedert – Presidente

Ricardo Machado – Vice-Presidente

Edemilson Cesar de Oliveira – Secretário-Geral

Gardenia Mascarelo – Secretário-Geral Adjunto

Debora Maceno – Tesoureiro

Marco Aurelio Krefeta – Conselheiro Titular

Marcio Henrique Martins de Rezende – Conselheiro Titular

Allan Ricardo Guimaraes Porto – Conselheiro Titular

Marcia Maria Barrida – Conselheiro Titular

Ligia Vosgerau – Conselheiro Titular

Valeria Mariano Costa – Conselheiro Titular

Rudney Ricardo de Silos Correa – Conselheiro Titular

Antonio Valdelino de Oliveira – Conselheiro Titular

Felipe Geraldo Camargo Orane – Conselheiro Titular

Vanessa Cavalari Calixto – Conselheiro Titular

Alexandre Postiglione Buhrer – Conselheiro Suplente

Consuelo Ferreira – Conselheiro Suplente

Maria Luiza Bello Deud – Conselheiro Suplente

Sandra Regina Merlo – Conselheiro Suplente

José Afonso Almeida Teixeira – Conselheiro Suplente

Peter Emanuel Pinto – Conselheiro Suplente

Edina Maria Machado de Mello – Conselheiro Suplente

Valdir Ceconelo Filho – Conselheiro Suplente

Bruno Rabelo dos Santos – Conselheiro Suplente

Kelly Dayane Drygla de Campos – Conselheiro Suplente

Iaçanã Beatriz do Amaral – Conselheiro Suplente

A PRESIDENTE DA OAB-PG –Rubia Carla Goedert é Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia junto às Faculdades Integradas do Brasil (2013), pós-graduada em Direito Processual Civil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Atua como docente em três faculdades e é advogada militante (contencioso/preventivo/administrativo), parecerista e consultora jurídica. A obra ‘Contratos de Consumo: A proteção constitucional do consumidor contra a discriminação’ é de sua autoria. Atua nas áreas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Previdenciário e Direito do Consumidor.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos